Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Air France apresenta um documentário inédito em seu canal no YouTube sobre os 50 anos do primeiro voo comercial do Concorde

Com silhueta elegante, única e imediatamente reconhecível, aeronave apresentava 25,6 metros de envergadura, 62,2 metros de comprimento e 11,3 metros de altura

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Concorde atingia velocidade de cruzeiro de Mach 2.02, ou aproximadamente 2.170 km/h Divulgação Air France

Em 21 de janeiro de 1976, a Air France realizou seu primeiro voo comercial do Concorde com destino a Dakar (Senegal) e ao Rio de Janeiro. Cinquenta anos depois, a companhia celebra esse legado icônico e símbolo de excelência da aviação francesa com o lançamento de uma coleção exclusiva de produtos, que em breve estará disponível em shopping.airfrance.com. A companhia também estreia um documentário especial que revisita a história dessa lenda da aviação francesa já disponível em seu canal no YouTube.

O Pássaro Branco levanta voo


Na quarta-feira, 21 de janeiro de 1976, às 12h40, o Concorde da Air France, matrícula F-BVFA, realizou seu primeiro voo comercial rumo ao Rio de Janeiro, com escala em Dakar. Após apenas 7 horas e 26 minutos de voo, a Air France inaugurava sua era supersônica, que se estenderia por 27 anos, até 2003. Voando a cerca de 60 mil pés de altitude – o dobro da altitude de outras aeronaves de longo curso –, os passageiros podiam admirar a curvatura da Terra pelas janelas.

Com capacidade para 100 passageiros, o Concorde atingia velocidade de cruzeiro de Mach 2.02, ou aproximadamente 2.170 km/h. Sua silhueta elegante, única e imediatamente reconhecível apresentava 25,6 metros de envergadura, 62,2 metros de comprimento e 11,3 metros de altura.


Verdadeira vitrine tecnológica e obra-prima da inovação, o Concorde é uma aeronave lendária que encarna a excelência aeronáutica da Air France. Esse capítulo decisivo da história da companhia deixou uma marca duradoura tanto no plano tecnológico quanto cultural. Símbolo da expertise franco-britânica, permanece até hoje como uma grande referência da identidade da Air France, um patrimônio precioso e uma fonte inesgotável de inspiração que continua a moldar a inovação e a experiência contemporânea do cliente

“Concorde Air France: eles fizeram a lenda voar”


O canal da Air France no YouTube exibe a partir de hoje um documentário especial exclusivo sobre o Concorde da Air France. Com depoimentos de colaboradores que contribuíram para manter o “Oiseau Blanc” em operação, além da participação de Benjamin Smith, CEO do Grupo Air France-KLM e presidente da Air France, o documentário oferece quase 40 minutos de imersão na história dessa aeronave lendária.

Concorde, o auge do luxo na aviação


Desde seu voo inaugural em 1976, o Concorde se destacou por sua excelência. O serviço a bordo refletia a ambição do supersônico, com champanhe e delicadas iguarias frescas de trufas do Périgord assinadas pela Lenôtre. Cada detalhe a bordo contribuía para uma experiência de viagem luxuosa. A cabine estreita era um reflexo ultramoderno da era dourada da aviação de prestígio.

Inicialmente, a Air France trabalhou com o designer industrial francês Raymond Loewy, responsável para a primeira versão do supersônico, incluindo a decoração do lounge no aeroporto Paris–Charles de Gaulle, com mobiliário assinado por Le Corbusier, além do interior da cabine, com assentos coloridos, iluminação e louças de linhas puras e elegantes.

Em 1985 e, posteriormente, em 1988, Pierre Gautier-Delaye criou dois estilos de cabine: o primeiro com tons de vermelho, azul e bege; o segundo com uma paleta em amarelo e cinza. Em 1994, Andrée Putman conferiu ao Concorde um visual contemporâneo, atualizando seu interior para a era moderna. O Pássaro Branco consolidava-se ainda mais como o emblema do luxo nos céus. A “deusa” do design apresentou um novo interior com capas de encosto de cabeça e um carpete de padrão geométrico em preto e branco. Ela também redesenhou a bandeja de refeições, inspirando-se em delicadas ondulações. O resultado foi um elegante serviço de porcelana branca com filete azul, composto por peças que iam do prato de entrada ao conjunto de café.

Os uniformes da tripulação a bordo do Concorde também receberam atenção especial. Em 1976, para celebrar essa nova era da aviação supersônica, o estilista Jean Patou, junto com seu diretor artístico Angelo Tarlazzi, criou um uniforme exclusivo para as comissárias do Concorde. O modelo apresentava listras em azul-marinho e bege, criando um efeito óptico que remetia ao logotipo da companhia. Em 1985, para celebrar o décimo aniversário do Concorde, Nina Ricci desenhou um novo uniforme: vestidos de crepe em azul ardósia, azul-marinho ou cinza pérola, pensados para harmonizar com a nova decoração da cabine. Os modelos eram complementados por lenços usados no pescoço ou como cinto.

Por ocasião do 50º aniversário do primeiro voo comercial do Concorde, a Air France também presta homenagem à memória das vítimas do trágico acidente de 25 de julho de 2000, estendendo seus pensamentos às famílias e entes queridos.

Para celebrar o 50º aniversário do voo inaugural do Concorde, a Air France lança uma coleção comemorativa que homenageia esse ícone da aviação francesa e a visão pioneira que marcou toda uma era. Inspirada nas linhas puras da aeronave e em sua performance supersônica, a identidade gráfica da coleção expressa movimento, velocidade e precisão. Ao unir herança e modernidade, essa identidade visual valoriza uma aeronave pioneira, símbolo de elegância, inovação e sonhos.

Modelos de aeronaves, lenços de seda, xales, cadernos e chaveiros estão entre os dez itens exclusivos, alguns deles em edição limitada, que serão colocados à venda progressivamente a partir de fevereiro de 2026 no site: shopping.airfrance.com. Os itens serão enviados internacionalmente mediante ao pagamento de uma taxa de envio internacional e embargos aduaneiros calculados pela Receita Federal.

Air France Legend, um patrimônio histórico de prestígio

Com a coleção Air France Legend, o público é convidado a explorar nove décadas da história da companhia, onde herança e inovação, mito e futuro se entrelaçam. As lendas constroem a narrativa da marca Air France e permanecem vivas na memória coletiva. Essas histórias de aventuras e inovações extraordinárias criam um universo de marca único, reforçando a importância de preservar o legado da companhia enquanto ela segue olhando constantemente para o futuro.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.