Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

Airbus e TotalEnergies assinam parceria estratégica para combustíveis sustentáveis de aviação

O SAF fornecido pela TotalEnergies pode reduzir em até 90% as emissões de CO2 ao longo do seu ciclo de vida em comparação com o seu equivalente em combustível fóssil

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro

Airbus e TotalEnergies: parceria estratégica para combustíveis sustentáveis de aviação
Airbus e TotalEnergies: parceria estratégica para combustíveis sustentáveis de aviação Airbus

A Airbus e a TotalEnergies assinaram uma parceria estratégica para enfrentar os desafios da descarbonização da aviação através de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF).

Alinhada ao objetivo de alcançar a neutralidade de carbono da indústria de aviação até 2050, esta parceria pretende contribuir para a redução das emissões de CO2 do setor, no qual os Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF) desempenham um papel fundamental. O SAF fornecido pela TotalEnergies pode reduzir em até 90% as emissões de CO2 ao longo do seu ciclo de vida em comparação com o seu equivalente em combustível fóssil.

A parceria abrangerá duas áreas principais:

- O fornecimento, pela TotalEnergies, de SAF ​​para mais da metade das necessidades da Airbus na Europa.


- Um programa de pesquisa e inovação que visa desenvolver combustíveis 100% sustentáveis, adaptados aos projetos de aeronaves atuais e futuras.

- Também será estudado o impacto da composição de SAF ​​na redução das emissões de CO2 e nos efeitos não-CO2, como os rastos de condensação.


- A Airbus e a TotalEnergies confirmam o interesse em comum em promover a tecnologia SAF e de fortalecer a sua colaboração para descarbonizar a indústria da aviação:

A TotalEnergies fornece o SAF utilizado pela Airbus para entregas de aeronaves em Toulouse, na França, desde 2016.


A TotalEnergies também forneceu combustível para vários dos primeiros voos operados com SAF em aeronaves da Airbus:

Em maio de 2021, o primeiro voo de longa distância utilizando SAF de produção francesa foi com um A350 entre Paris e Montreal;

Em novembro de 2021, foi realizado o primeiro voo de um helicóptero H225, da família “Super Puma”, utilizando 100% de SAF;

Em março de 2023, foi realizado o primeiro voo do A321neo com 100% de SAF.

Para Patrick Pouyanné, Presidente e CEO da TotalEnergies, “o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis de aviação está no centro da estratégia de transição da nossa empresa. Estamos felizes em formar uma aliança estratégica com a Airbus para desempenharmos juntos a nossa parte no enfrentamento do desafio de descarbonizar a aviação. A TotalEnergies tem trabalhado arduamente para responder à nova demanda do setor por uma pegada de carbono reduzida. Nossa empresa estabeleceu para si mesma uma meta de 1,5 milhão de toneladas de SAF produzida anualmente até 2030", completou o executivo.

De acordo com Guillaume Faury, CEO da Airbus, “acelerar a implantação de combustíveis sustentáveis de aviação é essencial para cumprirmos as nossas metas de redução das emissões de carbono da aviação até 2030. Esta parceria entre a Airbus e a TotalEnergies demonstra a vontade dos fabricantes aeroespaciais e dos principais produtores e fornecedores de energia de trabalhar juntos para enfrentar este desafio. Estamos determinados a cumprir as nossas metas de descarbonização e garantir que a aviação possa continuar desempenhando o seu valioso papel para a sociedade no futuro”, reforçou Guillaume.

Sobre a TotalEnergies

A TotalEnergies é uma empresa multienergética global que produz e comercializa energias: petróleo e biocombustíveis, gás natural e gases verdes, energias renováveis ​​e eletricidade. Nossos mais de 100 mil funcionários estão comprometidos com uma energia cada vez mais acessível, mais sustentável, mais confiável e acessível ao maior número de pessoas possível. Ativa em quase 130 países, a TotalEnergies coloca o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões no centro dos seus projetos e operações para contribuir para o bem-estar das pessoas.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.