Airbus investe em empresa canadense de soluções climáticas
Fabricante aposta na Carbon Engineering, de soluções climáticas com sede no Canadá, que opera a maior instalação de pesquisa e desenvolvimento de captura direta de carbono no ar do mundo
Luiz Fara Monteiro|Do R7

A Airbus investe na Carbon Engineering Ltd., uma empresa de soluções climáticas com sede no Canadá, que opera a maior instalação de pesquisa e desenvolvimento de captura direta de carbono no ar (DACC) do mundo.
O investimento contribuirá para financiar parte das tecnologias avançadas de P&D de captura direta de ar da Carbon Engineering no Centro de Inovação da empresa em Squamish, BC, Canadá.
“A tecnologia Direct Air Capture da Carbon Engineering fornece uma solução escalável e acessível para descarbonizar a aviação”, disse Daniel Friedmann, CEO da Carbon Engineering. “Somos gratos à Airbus por agir e continuar liderando o caminho, ajudando a acelerar soluções para a indústria e para o clima.”
“Estamos orgulhosos de investir em Engenharia de Carbono, reafirmando nosso compromisso com o uso da captura direta de carbono no ar como uma solução dupla para a descarbonização da indústria da aviação”, disse Karine Guenan, VP ZEROe Ecosystem, Airbus.
DACC é uma tecnologia de alto potencial que envolve a captura de emissões de CO 2 diretamente do ar usando ventiladores de alta potência. Uma vez removido do ar, o CO 2 pode ser usado para produzir combustível de aviação sustentável (SAF) que é compatível com as aeronaves atuais.
Como a indústria da aviação não pode capturar todas as emissões de CO 2 lançadas na atmosfera na fonte, o CO 2 atmosférico capturado também pode ser armazenado de forma segura e permanente em reservatórios geológicos. Esta última solução de remoção de carbono permitiria ao setor extrair diretamente do ar a quantidade equivalente de emissões de suas operações, compensando assim as emissões residuais.
O investimento em Engenharia de Carbono é uma parte fundamental da estratégia climática global da Airbus, que incentiva o desenvolvimento e a implantação da tecnologia de captura direta de ar, entre vários caminhos tecnológicos em apoio às ambições de descarbonização da indústria da aviação. A transação também é um elemento-chave da estratégia da Airbus para aumentar sua contribuição para a economia canadense. A Airbus apóia a recém-lançada Capacidade Industrial Chave de Tecnologia Limpa no Canadá, de acordo com a Política de Benefícios Industriais e Tecnológicos.















