Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Airbus vai integrar Inteligência Artificial nos sistemas de informação das Forças Armadas Francesas

Contrato abrange sistemas de informação fornecidos pela Airbus Defence and Space e pela Airbus Helicopters

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Linha de montagem da Airbus Divulgação Airbus Defence and Space

A Agência Francesa de Aquisições de Defesa (DGA) concedeu à Airbus Defence and Space um contrato-quadro no valor de até € 50 milhões para a integração de componentes de inteligência artificial nos sistemas de armas, informação, comunicação e cibersegurança utilizados pelas Forças Armadas Francesas.

O contrato abrange sistemas de informação fornecidos pela Airbus Defence and Space e pela Airbus Helicopters. Nesse contexto, a Airbus e a DGA trabalham em colaboração com a Agência Ministerial de Inteligência Artificial para a Defesa (AMIAD), criada em maio de 2024 para permitir que a França domine essas tecnologias e evite a dependência de outras nações. A AMIAD faz parte da estratégia ministerial de inteligência artificial para a defesa, que visa enfrentar o desafio da soberania nesse campo e desenvolver o uso da IA ​​em operações militares.


A primeira etapa deste contrato consistirá no aumento das capacidades do Spationav, o sistema francês de vigilância marítima, com elementos de IA que permitirão a fusão automatizada de dados de vigilância provenientes de sistemas de satélite e do Spationav.

Muitas outras aplicações potenciais estão sendo ou serão exploradas, particularmente nas áreas de inteligência, segurança cibernética e conectividade, como assistência em tempo real na gestão e otimização de redes de telecomunicações militares.


Com a proliferação de sensores (satélites, radares, drones, smartphones, redes sociais) que geram quantidades massivas de dados, somente a IA (Inteligência Artificial) consegue processá-los de forma eficiente e rápida. O objetivo é economizar tempo para os humanos em atividades que já realizam, bem como executar tarefas impossíveis de serem concluídas por humanos, dada a urgência da situação ou o volume excessivo de dados a serem processados. Outro grande desafio associado à IA é a capacidade de armazenar, arquivar e estruturar todos os dados que a alimentam, utilizando a infraestrutura adequada.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.