Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

ANAC autoriza 1° Centro de Treinamento móvel para resgate de Acidentes Aéreos

Autossuficiente e equipada com sistemas multimídia, simuladores e áreas de resgate, carreta amplia padrão de segurança aérea

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Preparação das equipes responsáveis por atuar em situações de emergência Grupo Med+

O setor aéreo brasileiro atravessa uma fase de forte expansão. Hoje, o país conta com aproximadamente 2.400 campos de aviação ativos, o que o coloca na segunda posição mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. Entre 2022 e 2024, o crescimento dos voos regionais ultrapassou 30%, impulsionado por iniciativas como Voo Simples e Voa Brasil, que ampliaram a movimentação em aeroportos de menor porte. Esse avanço, porém, evidenciou a necessidade de reforçar a preparação das equipes responsáveis por atuar em situações de emergência. Para suprir essa demanda, o Grupo Med+ desenvolveu uma unidade móvel de treinamento tático que irá circular pelo país.

Batizada de Med Truck, a carreta itinerante traz simuladores de alta precisão para reproduzir cenários reais, incluindo focos de incêndio, combate em aeronaves, resgate veicular e atendimento pré-hospitalar. A proposta é transformar qualquer aeroporto em um ambiente completo de capacitação, levando tecnologia e experiências imersivas a regiões que não contam com centros fixos. “Nossa missão é mais que salvar vidas. É abrir caminhos. Com o Med Truck, formamos bombeiros nos rincões do Brasil, onde há talento, mas falta oportunidade”, afirma Diego Cabral, diretor de operações. O projeto alia mobilidade, inovação e rigor técnico, cumprindo integralmente as normas da RBAC 153 da ANAC, os requisitos da ABNT e as diretrizes dos Corpos de Bombeiros Militares. A homologação da Med+ junto à ANAC reforça ainda mais a credibilidade da iniciativa e seu alinhamento às melhores práticas do setor aeroportuário.


“Com o Med Truck, levamos inovação, mobilidade e qualidade de ensino para onde nossos bombeiros estão. Essa é uma revolução no processo de capacitação em segurança aeroportuária, reforçando nosso compromisso com a excelência operacional e a preservação de vidas”, destaca Diego Cabral, COO do Grupo Med+. A presença consolidada da empresa em centenas de bases e nos principais aeroportos do país fortalece o impacto do novo projeto, que também possui forte dimensão social. Ao oferecer treinamento profissionalizante em comunidades vulneráveis, a iniciativa abre portas para o mercado formal e ajuda a suprir a crescente demanda por profissionais qualificados. Mais que um avanço técnico, o Med Truck representa um movimento de democratização da capacitação, ampliando a segurança operacional da aviação brasileira e aproximando o país de padrões internacionais de resposta a emergências. “Estamos levando treinamento de elite para onde antes não havia acesso nem a equipamentos básicos. O Med Truck representa uma nova era na capacitação de bombeiros de aeródromo no Brasil”, destaca Victor Reis, chairman do Grupo Med+.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.