Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

Ativistas do Greenpeace invadem aeroporto e são presos na Holanda

Manifestantes usaram escadas para superar a cerca do terminal e se acorrentaram às aeronaves

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Ativista do Greenpeace é levado por policiais enquanto outros se sentaram sob aeronaves
Ativista do Greenpeace é levado por policiais enquanto outros se sentaram sob aeronaves

Mais de 200 ativistas do Greenpeace e da Extinction Rebellion foram presos no fim de semana no aeroporto de Schiphol-East, em um espaço reservado a jatos particulares. 

Autoridades locais informaram que este foi, de longe, o maior número de prisões em Schiphol. Centenas de policiais militares foram mobilizados. Os manifestantes foram transferidos para vários locais dentro e ao redor do aeroporto.

Os ativistas foram registrados e identificados. "Levamos isso a sério", diz o porta-voz da polícia holandesa. Em última análise, o Ministério Público decidirá o que acontecerá com os ativistas.

Ativistas climáticos invadiram o local o início da tarde de sábado (5) e se sentaram sob jatos particulares para impedir que decolassem. Alguns chegaram a se acorrentar às aeronaves.


Os ativistas do Greenpeace e da Extinction Rebellion escalaram cercas com escadas. De acordo com um porta-voz do Greenpeace, mais de 500 manifestantes tentaram parar os jatos particulares. Alguns pedalaram pelo local.

De acordo com reportagem do NOS, o Greenpeace diz em comunicado que ficou "chocado com a violência desnecessária". De acordo com o grupo de ação, uma pessoa ficou ferida na cabeça durante uma prisão.


A prefeita Marianne Schuurmans de Haarlemmermeer, região que inclui o terminal de Schiphol, criticou o protesto. "Isso não tem nada a ver com a manifestação. Essa ação é proibida, perigosa e punível."

Voo médico


A EBAA, associação comercial europeia do setor de voos corporativos, está indignada com a ação. Segundo o porta-voz, muitas vezes as pessoas pensam em jatos particulares como "os ricos e famosos que querem ir para Ibiza", mas os voos médicos e as repatriações são uma grande parte de seu trabalho.

O porta-voz afirma que um voo médico foi desviado por causa da manifestação. Não foram fornecidos mais detalhes sobre o voo por motivos de privacidade. "Portanto, consideramos esta ação inaceitável", disse Román Kok, porta-voz da EBAA.

Extinction Rebellion e Greenpeace Holanda dizem em resposta que nenhum voo de entrada foi bloqueado. "Segundo as autoridades, o Oostbaan esteve acessível durante todo o dia. Estivemos em contato próximo com as autoridades durante este dia para que possamos abrir espaço para os voos necessários. Lamentamos que este voo tenha sido desviado. nossa ação não é necessária." Schiphol confirma a história dos ativistas.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.