Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

Avantto promove 1º Seminário de Segurança Aérea em São Paulo

Evento reuniu profissionais do setor durante dois dias de palestras

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro

Rogerio Andrade abriu o 1º Seminário de Segurança Aérea em SP
Rogerio Andrade abriu o 1º Seminário de Segurança Aérea em SP

A segurança de voo é um elemento fundamental para garantir a integridade de passageiros, tripulações e aeronaves. Pensando nisso, a Avantto, empresa líder no setor de compartilhamento de aeronaves na América Latina, promoveu nos dias 22 e 23 de novembro o 1º seminário dedicado ao tema.

O evento aconteceu na Universidade Anhembi Morumbi, na unidade da Vila Olímpia, com cerca de 100 profissionais do setor, como pilotos e técnicos de segurança, e teve o objetivo de trazer conhecimento de boas práticas para colaboradores e parceiros-chave da indústria. A abertura do seminário ficou por conta de Rogerio Andrade, CEO da empresa.

Um dos destaques foi a palestra de Thiago Barros, engenheiro aeronáutico da Embraer, que falou das boas práticas de voo e da importância do LDTA (Landing Distance At Time of Arrival - distância do pouso operacional, em inglês), que é uma reavaliação do desempenho de pouso no momento de chegada da aeronave ao seu destino e foi criada a partir de mudanças no ambiente e nos procedimentos.

"Há hoje uma preocupação da indústria, não só da Embraer, com a excursão de pista, um evento que tende a não diminuir com o passar do tempo. Foi criado então um Plano de Ação Global para prevenir estes incidentes", disse Thiago.


O capitão Tárik Teixeira, piloto do Grupo Águia da Polícia Militar de SP, falou sobre o gerenciamento de risco em áreas não cadastradas, ou restritas, como quadras ou rodovias, e a importância de serem valorizados os precedentes de acidentes que tenham acontecido anteriormente e como isso pode evitar os principais riscos atrelados à operação.

"Quando vamos para o pouso em uma área restrita, uma das considerações que temos que levar em conta são os obstáculos, que podem ser fios, pipas, postes, drones, pássaros ou outras aeronaves. Precisamos estar atentos de modo que possamos pousar em segurança o helicóptero em um lugar que não está preparado para recebê-lo", afirmou Tárik.


Guilherme Costa, controlador de tráfego aéreo do aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do País, que explicou como funciona a sua rotina operacional, além de ter apresentado dicas que buscam auxiliar os pilotos a fortalecerem a segurança, como a importância de respeitar as orientações fornecidas, como esperar a linha de posição de espera antes da decolagem e de diminuir a velocidade ao chegar no aeroporto.

Walter Chagas, integrante do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), mostrou a importância de prevenir a excursão de pista e alertou a importância do voo ser planejado sem pressa e com extrema atenção, a fim de serem avaliados todos os aspectos que podem acarretar as saídas de pista.


Também participaram do evento, o professor Eduardo Beni, Doutor e Mestre em Segurança e Ordem Pública e piloto de helicóptero, que falou sobre as estatísticas de fatores contribuintes de acidente e de incidentes graves, e o piloto David Branco, comandante da FAB (Força Aérea Brasileira), que apresentou estudos de caso para prevenir acidentes envolvendo desorientação espacial e colisão contra o terreno (CFIT) em Condições Meteorológicas de Voo por Instrumento (IMC).

"Segurança para nós é inegociável, e o principal objetivo desse evento é reforçar com nosso time interno e compartilhar com parceiros aeronáuticos esse valor fundamental para para a Avantto. Este seminário faz parte de um pacote de melhores práticas de segurança aeronáutica adotadas internamente e marca um momento importante para nós na nossa habitual busca pela melhoria contínua. Não por acaso, somos a única empresa brasileira de compartilhamento de aeronaves a ter o certificado IS-BAO II, o que atesta que a segurança é vivida na prática por todo o time", disse Nestor Beltrame, diretor de Segurança e Qualidade da Avantto.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.