Boeing 757-200 da Fedex semelhante ao da ocorrência
Lars Steffens - Wikimedia CommonsUm cargueiro da companhia aérea Fedex Federal Express ultrapassou os limites da pista ao pousar em emergência no aeroporto de Chattanooga, no Texas.
O Boeing 757-200, matrícula N977FD, realizava o voo FX-1376, de Chattanooga para Memphis, também nos Estados Unidos, quando a tripulação interrompeu a subida a 5.000 pés ao relatar um problema que exigiria dos pilotos uma averiguação nas listas de verificação para procedimentos especiais.
Veja também
-
Luiz Fara Monteiro
LATAM se torna primeira aérea do Brasil com 5% de Pessoas com Deficiência em seu quadro de funcionários
-
Luiz Fara Monteiro
Descarbonização: como o modelo dos aviões contribui para uma aviação mais sustentável?
-
Internacional
Putin diz que explosão causada por granadas derrubou avião de ex-líder do grupo Wagner
Cerca de 15 minutos depois, a tripulação revelou que precisava retornar a Chattanooga e que precisaria de mais alguns minutos para abaixar os flaps antes da aproximação.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Vários sinais de alerta foram disparados na aeronave. A tripulação posteriormente informou que, após o pouso, não conseguiria desocupar a pista e indicou emergência a bordo. Os pilotos solicitaram ainda uma abordagem baixa, para o aeroporto verificar se o trem de pouso teria baixado. Equipes em terra e a torre relataram que o dispositivo não teria baixado.
Os serviços de emergência foram alertados para uma aproximação sem o trem de pouso, no nível de alerta 3. A aeronave realizou várias voltas em torno do terminal antes do pouso. Os tripulantes relataram preocupação com a alta quantidade de combustível na aeronave. Não há relatos sobre o estado do dispositivo que descarrega combustível, procedimento conhecido na aviação como alijamento.
O pouso aconteceu somente cerca de 85 minutos após a decolagem, mas o avião ultrapassou o fim da pista, que foi fechada imediatamente após o acidente, sem registro de feridos.
O Corpo de Bombeiros de Chattanooga relatou: "As agências de segurança pública correram para o aeroporto regional de Chattanooga na noite de quarta-feira (4) depois de receber relatos de que um FedEx757 estava em sua aproximação final com uma falha no trem de pouso. A ligação ocorreu às 23h04 do dia 4/10/23 ".
O órgão de investigação dos Estados Unidos (NTSB) investiga a "excursão de pista".
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.