Avião da IndiGo bate cauda no asfalto durante decolagem
Airbus A321neo da companhia sofreu danos significativos como resultado de uma colisão traseira durante a decolagem em Déli
Um Airbus A321neo da IndiGo partindo para Bengaluru sofreu uma colisão na cauda durante a decolagem do Aeroporto Internacional Indira Gandhi, em Déli, em 9 de setembro de 2024. O voo 6E6054 da IndiGo, um Airbus A321neo com destino ao Aeroporto Internacional Kempegowda de Bengaluru (BLR), decolou do Aeroporto Internacional Indira Gandhi (DEL) RWY09.
Durante a decolagem, a cauda da aeronave atingiu a superfície da pista, causando danos substanciais à seção da cauda. A tripulação continuou com o voo programado, subindo para o nível de voo FL350 (35.000 pés) e prosseguindo no plano de voo para Bangalore. A aeronave pousou sem incidentes no Aeroporto Internacional de Kempegowda .
Nenhum ferimento foi relatado entre passageiros ou tripulação como resultado do incidente de decolagem. O dano substancial ao conjunto da cauda foi descoberto durante uma inspeção de solo em Bengaluru. Segundo a AVSN, dados de voo da aeronave teriam sido enviados à Airbus para avaliação. O regulador de aviação indiano DGCA está agora conduzindo uma investigação sobre o incidente.
Declaração IndiGo
A companhia aérea posteriormente divulgou uma declaração confirmando o incidente de decolagem. “Em 9 de setembro de 2024, um A321 da IndiGo ficou parado em Bangalore devido a uma colisão com a cauda. A aeronave está atualmente em manutenção e retornará à operação após os reparos necessários. O incidente está sob investigação.”
A aeronave, um Airbus A321neo, sofreu danos na cauda após atingir a pista. Felizmente, nenhum ferimento foi relatado entre os passageiros ou a tripulação. O incidente motivou uma investigação completa pela Diretoria Geral de Aviação Civil ( DGCA ).
Após o tailstrike, a aeronave foi aterrada em Bengaluru para reparos. A tripulação envolvida no incidente também foi temporariamente aterrada pela DGCA.
A aeronave que conduzia o 6E6054, o serviço doméstico de Delhi, era um Airbus A321neo, registrado VT-IBI . Esta é uma aeronave narrowbody de 1,7 anos pertencente à transportadora IndiGo. Ela tem sido um serviço operacional com a companhia aérea desde sua entrega inicial da fábrica em fevereiro de 2023.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.