Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

Avião da Latam arremete após se aproximar de destino equivocado

Aeronave realizou aproximação para pouso em Catanduva, em vez de São José do Rio Preto. Companhia afirmou que 'todas as suas ações visam garantir uma operação segura'

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro


Um voo da Latam que ia do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para São José do Rio Preto, no interior paulista, experimentou um incidente nesta terça-feira (14). A tripulação realizou uma aproximação equivocada para outra pista, a do Aeroclube de Catanduva. 

O piloto parece só ter percebido a confusão após uma orientação feita por um operador de um serviço de rádio — conhecido na aviação como Afis —, uma vez que São José do Rio Preto não conta com uma torre de controle. O Afis tem por finalidade proporcionar informações que assegurem a condução eficiente do tráfego aéreo nos aeroportos homologados ou registrados, que não disponham do chamado ATC, sigla para Air Traffic Control, ou Controle de Tráfego Aéreo.

“O senhor está visual com Catanduva”, avisou o operador ao piloto responsável pela comunicação no cockpit.

A pista de Catanduva não comporta o A320, modelo de aeronave utilizado pela Latam na rota. O blog apurou que os pilotos que cumpriam o voo LA4640 chegaram a suspeitar de uma divergência nos dados do GPS da aeronave, o que não foi confirmado. 


Após a confirmação pela tripulação de que a aproximação para pouso ocorreria na pista errada, o avião arremeteu e seguiu para o aeroporto de São José do Rio Preto, uma vez que a pista de Catanduva, curta e estreita, é imprópria para pouso de jatos do tamanho do Airbus A320 que operava o voo da Latam. A arremetida é um procedimento seguro na aviação e não representa risco à segurança de voo. 

A companhia aérea se pronunciou por meio de nota:

"A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA4640 (São Paulo/Guarulhos-São José do Rio Preto) de hoje (14/11) pousou em total segurança no aeroporto de São José do Rio Preto às 09h31. Todos os passageiros foram desembarcados normalmente. A aeronave iniciou descida na altura de Catanduva até o destino final. A LATAM reforça que todas as suas ações visam garantir uma operação segura."

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.