Luiz Fara Monteiro Avião de companhia americana faz pouso de emergência em Cuba

Avião de companhia americana faz pouso de emergência em Cuba

Boeing 737MAX da Southwest com destino a Fort Lauderdale teve chamas em turbina ao bater em pássaros após decolar de Havana

Boeing 737MAX 8 da Southwest: pouso de emergência em Havana após colisão com pássaros

Boeing 737MAX 8 da Southwest: pouso de emergência em Havana após colisão com pássaros

Reprodução

Um avião da Southwest Airlines, que partiu de Havana com destino a Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, foi forçado a retornar ao aeroporto Jose Marti, em Cuba, neste domingo (5), depois que um motor teria pegado fogo após o choque com pássaros (bird strike) — assista ao vídeo.

A NBC 6 News Florida informou que um porta-voz da Southwest Airlines confirmou o incidente.

"O voo Southwest nº 3923, partindo de Havana, Cuba, para Fort Lauderdale, Flórida, na manhã de domingo, supostamente sofreu colisões com pássaros em um motor e no nariz da aeronave logo após a decolagem", disse o porta-voz ao canal de notícias de televisão.

Imagens de celular publicadas em redes sociais mostraram fumaça na cabine enquanto os  passageiros respiravam por meio das máscaras de oxigênio. 

A iluminação de emergência dentro do avião foi acesa e os passageiros precisaram deixar o jato por rampas de emergência (escorregadeiras) na pista do maior aeroporto de Cuba, enquanto bombeiros agiam lançando jatos de água no motor número 2 do Boeing 737MAX 8, de matrícula N1806U, uma aeronave fabricada há apenas um ano.

Fumaça invadiu a cabine, e máscaras caíram para os passageiros

Fumaça invadiu a cabine, e máscaras caíram para os passageiros

Reprodução/Redes Sociais

Imagens divulgadas pela publicação cubana 14ymedio.com mostram os caminhões dos bombeiros ao jogar água no motor número 2 do Boeing.

"Três estouros foram ouvidos quando o jato estava no ar e em seguida saiu uma fumaça escura de um dos motores", relatou um morador do bairro Calabazar, em Havana.

“Parecia que ia cair em cima de nós, mas deu meia-volta e voltou a entrar na pista”, disse a testemunha ao 14ymedio. Outro morador da área do El Globo, também próximo ao aeroporto, descreveu uma cena semelhante: “Os estouros foram ouvidos e vimos o avião virar para voltar ao aeroporto”.

A reportagem informou que não houve feridos graves e que todos os passageiros estavam em segurança no solo em Havana.

A Corporación de la Aviación Cubana declarou: “Às 12h05 de hoje no Aeroporto Internacional José Martí de Havana, a aeronave Boeing 737 da companhia aérea Southwest (SWA 3923) com destino a Fort Lauderdale, durante o processo de decolagem, detectou falhas em um de seus motores. Seguindo o procedimento estabelecido, foi autorizado seu pouso no Aeroporto de Havana. Os passageiros foram evacuados e passam bem. As causas do incidente estão sendo investigadas”.

Veja abaixo a rota que deveria ser cumprida pelo avião da Southwest, na arte da plataforma de monitoramento de voos AirNav RadarBox:

Rota do voo da Southwest entre Havana e Fort Lauderdale

Rota do voo da Southwest entre Havana e Fort Lauderdale

AirNav RadarBox

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas