Avião derrapa na pista e suspende operações em aeroporto na Nigéria; veja
Boeing 737-300 que operava o voo de Lagos para Abuja não conseguiu seguir o traçado da pista. Não houve feridos
Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro
Um Boeing 737-300 da Cally Air operado pela Aero Contractors, de matrícula 5N-BYQ, perdeu o controle após o pouso e parou fora da pista do aeroporto de Abuja, na Nigéria.
A aeronave operava o voo N2219 de Lagos (LOS) para Abuja (ABV). Depois de pousar na pista 22 às 11h46 (horário local) deste domingo (12), o avião sofreu a chamada "excursão de pista".
O aeroporto de Abuja interrompeu temporariamente as operações. O Gabinete de Investigação de Segurança da Nigéria classificou a ocorrência como um "acidente grave" e iniciou uma investigação.
O aeroporto de Abuja foi temporariamente fechado após o acidente com o Boeing 737 da Cally Air.
O contato do trem de pouso dianteiro com a parte de terra e grama ao lado da pista fez o avião pesado ficar atolado no solo. A operação para retirada do Boeing 737 do local levou horas, causando uma série de transtornos a passageiros e a outros voos.
Ninguém ficou ferido durante a excursão de pista. Os passageiros a bordo tiveram que evacuar a aeronave e relataram um cheiro de borracha queimada.
A autoridade aeronáutica da Nigéria divulgou um comunicado em que diz:
"O Gabinete de Investigação de Segurança da Nigéria foi notificado e iniciou uma investigação sobre um grave incidente envolvendo um Boeing 737 com nacionalidade e matrícula 5N-BYQ pertencente à Aerocontractors Airlines, que ocorreu por volta das 10h47 (hora local) do dia 12 de novembro, 2023. A aeronave, ao pousar no Aeroporto Internacional Nnamdi Azikiwe, em Abuja, vindo de Lagos e na tentativa de sair da pista pela A4, teve a roda do nariz presa na grama com a fuselagem na pista".
Assista ao vídeo do local do acidente:
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.