Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Avião Solidário da LATAM transporta mico-leão-de-cara-dourada de Curitiba para o Rio de Janeiro

O transporte aéreo reduziu em mais de cinco horas a viagem que deu um novo lar ao mico-leão-de-cara-dourada

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Bento nasceu no Zoológico Municipal de Curitiba em 2011 Divulgação LATAM

O BioParque do Rio acaba de receber um novo morador: Bento, um mico-leão-de-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas) que chegou de Curitiba a bordo do Avião Solidário, programa da LATAM voltado a projetos humanitários, ambientais e de desenvolvimento regional. A operação foi coordenada pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), em parceria com o Zoológico Municipal de Curitiba.

O transporte entre as duas capitais foi realizado de forma gratuita e encurtou em mais de cinco horas o tempo de deslocamento, caso o transporte fosse realizado por via terrestre em um percurso que ultrapassa os 800 km. O ganho logístico foi decisivo para gerar menos estresse ao animal durante a viagem.


O Zoo de Curitiba é responsável pelo cuidado de mais de 1,8 mil animais e participa hoje de 19 programas oficiais de conservação de espécies em risco de extinção no Brasil, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

PRESERVANDO A ESPÉCIE


Bento nasceu no Zoológico Municipal de Curitiba em 2011 e dividia o mesmo espaço com seu irmão, que também nasceu no zoo, em 2019. No BioParque, ele será apresentado à sua nova companheira, para assim integrarem um programa de reprodução da espécie.

Segundo informações do Instituto Evandro Chagas (IEC), o mico-leão-de-cara-dourada é uma espécie encontrada originalmente em regiões de Mata Atlântica da Bahia e de Minas Gerais, sendo classificada pelo ICMBio como em perigo de extinção.


14 ANOS DE AVIÃO SOLIDÁRIO

Com 14 anos de atuação, o Avião Solidário da LATAM é uma das principais iniciativas privadas de logística humanitária e ambiental da América do Sul. No Brasil, o programa já viabilizou o transporte de:


  • 868 toneladas de cargas em apoio humanitário;
  • 4,6 mil animais em ações de conservação ambiental;
  • 282 milhões de vacinas contra a Covid-19.

O Avião Solidário mantém parcerias no Brasil com organizações como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, SOS Mata Atlântica, AZAB, Alto Arapiuns e ASBRAD, reforçando o compromisso da LATAM com a sustentabilidade, a eficiência logística e a confiança institucional.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.