Luiz Fara Monteiro Azul Cargo inaugura novo terminal de cargas no Aeroporto de Vitória  

Azul Cargo inaugura novo terminal de cargas no Aeroporto de Vitória  

A empresa terá acesso exclusivo às áreas operacionais de pátio e pista do aeroporto, conhecidas como "lado ar" e disponibilizará atendimento 24 horas por dia ao público    

Azul Cargo: novo terminal de cargas no Aeroporto de Vitória
Azul Cargo: novo terminal de cargas no Aeroporto de Vitória Azul Cargo - Divulgação

A Azul Cargo, uma das principais empresas de transporte de carga do país, inaugurou nesta quinta-feira (23) o novo terminal de cargas (TECA) do Vitoria Airport, em Vitória (ES). A iniciativa faz parte de um acordo assinado com a Zurich Airport Brasil, concessionária responsável pelo aeroporto da capital capixaba, que permitiu a reforma do antigo saguão, desativado em 2018.

Agora, o TECA terá 2.465 m² voltados para armazenamento e manipulação de carga, e deste espaço, 964 m² foram adicionados após a expansão. De acordo com a companhia, o espaço atenderá todos os serviços da empresa para cargas, incluindo as modalidades Expressas, Standard e E-commerce.

A partir de agora, a Azul Cargo terá acesso exclusivo às áreas operacionais de pátio e pista do aeroporto, conhecidas como "lado ar", o que trará mais agilidade ao processo de transporte de mercadorias. Atualmente, a empresa transporta mensalmente uma média de 393 mil pacotes, equivalente a 1.200 toneladas. Com a expansão, espera-se um aumento na demanda para cerca de 432 mil pacotes mensais, totalizando aproximadamente 1.300 toneladas, o que representa um crescimento de 10%.

Para atender a esse aumento, a empresa investiu em treinamento e no atendimento ao público, que será disponibilizado 24 horas por dia. “Essa expansão vai ao encontro de uma necessidade das empresas capixabas por soluções em logística, mais agilidade e segurança no transporte de cargas. Estamos felizes e orgulhosos de entregar mais infraestrutura para os capixabas crescerem seus negócios”, afirmou Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.

“Fizemos investimentos em infraestrutura que permitiram que as posições de pátio em frente ao TECA do Aeroporto de Vitória pudessem receber essas aeronaves cargueiras. Com isso, melhoramos a eficiência das operações do terminal de cargas e atraímos parceiros como a Azul Cargo, que como nós, acredita no potencial logístico do Espírito Santo,” afirma Fábio Marques, Diretor de Operações da Zurich Airport Brasil.

Expansão dos terminais de carga 

Além do TECA em Vitória, a Azul Cargo inaugurou em agosto um novo TECA no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O espaço possui uma área total de 3.200 m² destinados ao armazenamento e manuseio de pacotes. De acordo com a companhia, o espaço atenderá toda a operação, incluindo cargas expressas, Clientes corporativos e lojas, para os aeroportos de Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte. Além disso, conectará aos hubs de Viracopos, em Campinas, o BH Airport e o Aeroporto de Guararapes, em Recife atendendo outros estados além dos destinos.

Em Viracopos, a expansão do TECA, que também ocorreu esse ano, é destinada a cargas expressas e chegou a uma área total de 1.680 m². A Azul Cargo transporta em Viracopos 10 milhões de quilos de carga mensalmente e espera um acréscimo de 20% de capacidade, mobilizando mais 58 caminhões por dia para entregas na cidade de São Paulo e no interior do estado. 

A Azul Cargo é o maior provedor doméstico de logística aérea, com uma participação de mercado doméstico de 35% e com receitas domésticas crescendo 7% em relação ao mesmo período de 2022.  A companhia chegou ao marco de 320 lojas e atende 5.000 cidades no território nacional. Esse número representa 90% dos municípios e uma cobertura equivalente a 96% da população. Recentemente, a empresa ampliou a frota, investindo no cargueiro Classe F, que consiste em uma aeronave E195 transformada em cargueiro, entregando eficiência e flexibilidade na utilização da frota de acordo com as necessidades do mercado. No ar desde fevereiro de 2022, as cinco aeronaves Classe F certificadas para transportar cargas na cabine já contam com mais de 9 mil horas de voo e 21.500 toneladas transportadas. Além disso, a Azul Cargo diversificou a oferta de serviços, com opções que se encaixam a diferentes perfis de clientes.  

Sobre a Azul Cargo Express    

A Azul Cargo Express, unidade de logística da Azul Linhas Aéreas, tem o seu modelo de negócios em encomendas expressas e remessas de cargas, aproveitando a capacidade da malha aérea da Azul. Hoje, a rede Azul Cargo Express conta com mais de 320 lojas no Brasil e exterior, oferecendo o serviço “porta a porta” para mais de 5.000 munícipios brasileiros, além de todo o território dos EUA e Portugal. Os serviços oferecidos compreendem encomendas críticas, distribuição B2C para e-commerce, encomendas com tarifas econômicas e carga paletizada no mercado global.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas