Azul presta homenagem a controladores de tráfego aéreo
Companhia adesivou Embraer E1 com imagens que remetem ao trabalho desenvolvido pelos mais de 3.900 profissionais que monitoram o espaço aéreo nacional
A Azul fez uma homenagem inédita aos controladores de tráfego aéreo brasileiros. A companhia acaba de adesivar uma de suas aeronaves Embraer E1 com imagem de um headset (dispositivo de comunicação), a marca da companhia e a sigla ATCO (Air Traffic Controller), que no setor da aviação faz referência aos profissionais. O avião com o novo layout foi batizado nesta sexta-feira (20), no aeroporto Santos Dumont (RJ).
A ideia surgiu do diálogo constante entre a companhia e os controladores, e foi apresentado oficialmente durante a última edição do Seminário de Tráfego Aéreo, em 2024, ocorrido na Universidade Corporativa da Azul (UniAzul), que contou com a presença do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), a NavBrasil, órgão responsável por diversas Torres de Controle do país, além de outros órgãos do sistema e controle de tráfego aéreo. Regularmente, a companhia se reúne com as entidades mais importantes do país para debater as melhores práticas e os desafios do setor, buscando uma melhor eficiência de voo.
“A homenagem da Azul tem, sobretudo, o objetivo chamar atenção para o trabalho destes profissionais, que atuam 24h nos bastidores e desempenham um papel importantíssimo para a manutenção da segurança das nossas operações, o que reflete diretamente na confiança
dos nossos Clientes”, disse Diogo Youssef, SR de eficiência de voo da Azul.
“Essa homenagem é um reconhecimento significativo ao trabalho essencial desses profissionais, que garantem a segurança, a fluidez e a organização do tráfego aéreo 24 horas por dia, conectando pessoas e promovendo o desenvolvimento do Brasil. Essa iniciativa destaca a importância da parceria entre ATCO e companhias aéreas, valorizando o esforço conjunto que torna possível o transporte seguro e eficiente no Brasil e no mundo. É um gesto que inspira e reforça o orgulho de quem dedica sua vida a essa missão vital para a aviação”, destacou o Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Sérgio Kebach Martins, Chefe da Seção de Planejamento ATM do Subdepartamento de Operações do Decea.
Os controladores de tráfego aéreo são profissionais responsáveis pelo gerenciamento, comunicação, monitoramento, coordenação e resolução de emergências no âmbito do espaço aéreo nacional. De acordo FAB, o país possui cerca de 3.900 profissionais desempenhando suas atividades em todo território nacional.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.