Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Boeing determina que aéreas inspecionem 737 MAX em busca de parafuso solto

A ordem às companhias foi dada depois que uma operadora internacional encontrou um parafuso sem porca no sistema de controle do leme durante a manutenção de rotina

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro

  • Google News
Boeing 737 MAX: inspeção de emergência
Boeing 737 MAX: inspeção de emergência

A Boeing está pedindo às companhias aéreas que inspecionem seus jatos 737 MAX, em busca de um possível parafuso solto no sistema de controle do leme. A informação foi confirmada pela fabricante americana do avião e pela Administração Federal de Aviação (FAA).

A FAA avisou que iria “monitorar de perto” as inspeções específicas. A agência disse nesta quinta-feira (28) que a Boeing emitiu suas orientações de inspeção às companhias aéreas depois que uma operadora internacional encontrou um parafuso sem porca durante a manutenção de rotina, informa a AP. Num caso separado, a empresa também descobriu uma aeronave não entregue que tinha uma porca que não estava devidamente apertada.


“O problema identificado no avião específico foi solucionado”, disse a empresa de Arlington, na Virgínia, à Associated Press, nesta sexta-feira (29). “Por precaução, recomendamos que os operadores inspecionem os seus aviões 737 MAX e nos informem de quaisquer descobertas.”

A Boeing acrescentou que continuará a atualizar os clientes e os reguladores federais sobre o progresso do trabalho.


A FAA declarou que permanecerá em contato com a Boeing e com as companhias aéreas afetadas à medida que as inspeções forem realizadas e potencialmente “considerará ações adicionais com base em qualquer descoberta adicional de hardware solto ou ausente”.

De acordo com a Boeing, até o momento não houve nenhum incidente em voo causado por essa condição — observando que as verificações de rotina das tripulações emitiriam sinal se o leme não estivesse funcionando corretamente antes que a aeronave recuasse do portão.


A empresa acrescentou que todos os aviões que a Boeing vai entregar passarão pela inspeção.

As companhias aéreas dos EUA com jatos 737 MAX em sua frota incluem United Airlines, Southwest Airlines, American Airlines e Alaska Airlines. Todas as quatro operadoras disseram à Associated Press, nesta sexta-feira (29), que não esperam impactos operacionais. A Southwest, por exemplo, informou que atualmente realiza todas essas inspeções durante a manutenção noturna de rotina. No Brasil, a Gol opera com alguns modelos MAX em sua frota.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.