Brasil volta a ter voo direto para a Cidade do Cabo e potencializa turismo na África do Sul; veja opções
South African Airways volta a operar no Brasil com seu tradicional voo direto entre Guarulhos e Joanesburgo, e também um novo para a Cidade do Cabo
Luiz Fara Monteiro|Do R7
O Cabo Ocidental finalmente terá uma conexão direta com a América do Sul por meio da South African Airways (SAA), que acaba de anunciar um voo direto que ligará, a partir do fim de outubro, o Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo ao Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos (GRU), no Brasil. A rota entre Guarulhos e Joanesburgo, interrompida com a pandemia e com a crise administrativa enfrentada pela SAA, também será retomada a partir de novembro de 2023.
São Paulo foi identificado como o maior mercado não atendido com o crescimento mais rápido da Cidade do Cabo e do Cabo Ocidental em 2019, antes do início da pandemia. Em 2019, 43.000 passageiros de ida e volta viajaram entre as duas regiões, com uma alta de passageiros equivalente a um impressionante crescimento médio de 26% ao ano entre 2015 e 2019.
A introdução dessa nova rota marca uma ocasião importante, pois a companhia aérea retorna à Cidade do Cabo com seu voo intercontinental inaugural após um hiato de 11 anos. Os esforços de colaboração entre a equipe de Cape Town Air Access e a equipe do aeroporto de Gaurulhos — GRU foram fundamentais para a concretização dessa rota, com ambas as cidades reconhecendo o imenso potencial e impacto que ela possui.
A introdução dessa rota direta atua como um catalisador ao crescimento exponencial do turismo e das oportunidades de negócios. Com um tempo de voo sem parada de sete horas e meia, essa implementação reduzirá significativamente a duração atual da viagem em mais de 50%, proporcionando uma opção de viagem eficiente aos passageiros.
Na época em que a SAA e a Latam voavam entre Brasil e África do Sul, a rota era exclusivamente entre Guarulhos e Joanesburgo, ou 'Joburg', como os locais chamam a maior cidade do país. Mas muitos dos passageiros tinham como destino final a Cidade do Cabo. Isso implicava em aguardar algumas horas em conexão no Aeroporto O. R. Tambo, em Joburg, e encarar mais uma hora e cinquenta minutos de avião até o Cabo. A nova rota anunciada pela South African Airways encurtará a viagem significativamente. E quem tiver interesse em voar direto para Joanesburgo continuará com essa opção disponível.
Apenas para lembrar: embora seja a maior cidade sul-africana, Joanesburgo, chamada também de 'Jozy', não é a capital do país. Pretória é a capital política, distante apenas 55 km de Joburg, com opção, inclusive, de ser acessada por metrô — lá chamado de Gautrain — diretamente do terminal de O. R. Tambo. A sigla do aeroporto se refere a Oliver Reginald Tambo, um dos militantes próximos a Nelson Mandela na luta contra o apartheid, o regime segregacionista da África do Sul.
A porta-voz oficial da iniciativa Cape Town Air Access, Wrenelle Stander, comentou: “A conexão direta tem sido um trabalho em andamento para a equipe Cape Town Air Access há cinco anos, estamos entusiasmados em ver nossos esforços finalmente se concretizarem. Uma conexão direta e sem escalas aumentará significativamente a recuperação do tráfego latino-americano à Cidade do Cabo, que ficou em apenas 23% em 2022 em comparação com o volume de passageiros de 2019. Além do fator conveniência, a Cidade do Cabo está perfeitamente posicionada para servir como um hub de conexão entre a Ásia e a América do Sul — a rota direta será a mais curta disponível até o momento”.
As atuais relações comerciais entre a Cidade do Cabo e o Brasil já se mostraram imensamente promissoras, com as exportações do Cabo para o país atingindo mais de 490 milhões de rands — algo em torno de R$ 128 milhões em 2022. O rand é a moeda local sul-africana, tendo sua cotação valendo em torno de 38 centavos de rand para R$ 1. A moeda brasileira não é aceita na região para efeitos de câmbio. Turistas brasileiros costumam levar dólar ou euro para efetuar a troca por lá.
Embora os volumes atuais de carga aérea entre os dois destinos permaneçam baixos, a introdução da rota direta está prevista para levar a um aumento substancial nos volumes de carga, uma vez que facilita o transporte de mercadorias mais eficiente e simplificado entre as duas regiões, abrindo caminho para o aumento dos volumes globais de comércio e crescimento econômico.
A ministra de Finanças e Oportunidades Econômicas do Cabo Ocidental, Mireille Wenger, disse: "Estamos absolutamente satisfeitos com o lançamento de um novo serviço de voo direto entre a Cidade do Cabo e São Paulo. Os benefícios da nova rota ajudarão a fortalecer os laços econômicos entre o Oeste Cabo e o Brasil e também abrem imensas oportunidades para melhorar o comércio, o turismo e o investimento entre nossas duas regiões. Elogiamos a South African Airways por seu compromisso em expandir a conectividade e contribuir para o crescimento de nossas economias. Essa nova rota é uma prova de nossa visão compartilhada de construir fortes conexões globais e impulsionar a prosperidade econômica e a criação de empregos".
O turismo é uma das principais atividades econômicas da África do Sul, ao lado da mineração. O país recebia em torno de 10 milhões de visitantes estrangeiros até 2019, ano anterior ao início da pandemia. Para efeitos de comparação, o maior índice alcançado pelo Brasil foi de 6,4 milhões de turistas por ano. Uma boa parte dos visitantes mundiais com destino à África do Sul inclui a Cidade do Cabo em seu roteiro. A cidade, que recebe uma grande quantidade de estudantes em busca de intercâmbio com a língua inglesa, oferece uma série de atrativos, como:
• Table Mountain, a montanha de mil metros de altura de frente para o centro da cidade e o oceano;
• Bo-Kaap, o bairro tradicional no centro do Cabo;
• Robben Island, presídio onde Mandela passou a maior parte de seus 27 anos de detenção;
• Chapman's Peak Drive, uma das vias costeiras mais cênicas do mundo, à beira da baía;
• Kirstenbosch, o belíssimo jardim botânico colado ao Table Mountain National Park;
• Boulders Beach, a famosa praia dos pinguins sul-africanos;
• Cabo da Boa Esperança, um dos pontos históricos do continente;
• Signal Hill, a colina onde dezenas de turistas apreciam o magnífico pôr do sol da cidade;
• As lindas vinícolas de Stellenbosch e Franschhoek, cidades localizadas a uma hora de carro da Cidade do Cabo, entre muitos outros.
“Este novo voo fortalece ainda mais a posição de nossa cidade como destino global e reforça os crescentes laços econômicos e culturais entre a Cidade do Cabo e o Brasil. Isso não apenas aumentará a conectividade e a acessibilidade entre nossas duas cidades vibrantes, mas também promoverá uma colaboração mais próxima e o intercâmbio cultural, abrindo caminho para parcerias mutuamente benéficas. Estamos ansiosos para receber os visitantes de São Paulo para experimentar a beleza, a vibração e o calor de nossa cidade”, concluiu o membro do Comitê Prefeito de Crescimento Econômico da Cidade do Cabo, Alderman James Vos.
O gerente geral regional do Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo, Mark Maclean, também comentou sobre a nova rota, dizendo: "Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas à nova rota direta entre a Cidade do Cabo e São Paulo, que possui grande potencial para o tráfego de passageiros e cargas. O Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo está empenhado em fornecer instalações e serviços de classe mundial para acomodar a crescente demanda e garantir uma experiência de viagem perfeita para todos os passageiros e operadores de carga. Elogiamos a South African Airways por seu compromisso com nosso destino com essa adição muito necessária e estamos ansiosos para facilitar e garantir o sucesso dessa nova rota".
Mas o turismo na África do Sul não se rstringe apenas à Cidade do Cabo, lá chamada de "Cidade Mãe" (Mother City). Joanesburgo concentra a maior população do país e oferece várias atrações culturais, como o Apartheid Museum, teatros, cassinos, restaurantes e centros comerciais modernos. Um dos pontos mais visitados é a Mandela Square, uma praça fechada, encravada entre dois shopping centers, que tem uma estátua gigante de Mandela como grande atração. Fica na região de Sandton, área nobre da província de Gauteng, também ligada ao aeroporto O. R. Tambo por meio do Gautrain. A menos de 30 minutos de carro do centro de Joburg está a histórica cidade de Soweto, iniciais de South West Township, para onde os negros foram obrigados a residir na época do Aparetheid. Hoje o Soweto oferece muitas opções de passeios turísticos, a começar pela Vilakasi Street, única rua do mundo onde viveram dois ganhadores do Prêmio Nobel: Nelson Mandela e o arcebispo Desmond Tutu. A antiga casa de Mandela se tornou um minimuseu e recebe visita de centenas de turistas por dia.
Como a antiga opção exclusiva de se chegar ao país se dava por Joanesburgo, alguns turistas, ávidos por aventuras e por conhecer o maior número de cidades possíveis, pegavam um voo para a cidade litorânea de Port Elisabeth, onde alugavam um carro e seguiam 750 km pela Garden Route — a Rota Jardim — até a Cidade do Cabo. A rodovia passa por várias cidades com charmes peculiares, como Knysna e Jefreys Bay, sede de uma das etapas mundias de campeonato de surfe. Outra grande atração no trajeto é o Tsitsikamma National Park, com opções de passeios de caiaque à beira-mar. Hermanus, a uma hora e meia de carro da Cidade do Cabo, recebe muitos turistas, especialmente entre junho e dezembro, para observarem baleias que se exibem próximo à costa.
Para os amantes de safáris, as opções são imensas, a começar pelo renomado Kruger Park, a 340 km a leste de Jonesburgo, já proximo à fronteira com Moçambique. Há outras centenas de opções de parques públicos e privados — chamados de Game Reserve —,ifa que oferecem esse tipo de atração.
Durban, a terceira maior cidade sul-africana, é banhada pelas águas mornas do Índico e possui uma grande comunidade de indianos. Para quem não se lembra, Mahatma Ghandhi viveu na África do Sul por mais de duas décadas. A cidade é famosa por sua variedade na culinária e nos temperos. O belíssimo estádio Moses Mabhida, construído para a Copa do Mundo da Fifa 2010, oferece visitas aos turistas com a opção de um bungee jumping a partir do grande arco de 105 m de altura que cruza o campo. A chegada até o topo do arco também pode ser feita por uma espécie de teleférico.
A retomada de voos entre Brasil e África do Sul — ambos participantes dos Brics — mostra que os dois países vivem um momento de recuperação na economia e otimismo no intercâmbio cultural.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.