Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Caças russos invadem espaço aéreo da Suécia

Ato foi classificado como provocação de Moscou após Suécia anunciar que enviaria ajuda militar à Ucrânia

Luiz Fara Monteiro|Do R7

  • Google News
JAS 39 Gripen: caça sueco decola para documentar invasão russa
JAS 39 Gripen: caça sueco decola para documentar invasão russa Milan Nykodym - Wikimedia Commons

Quatro caças russos violaram o espaço aéreo sueco nesta quarta-feira (2). A informação é da Força Aérea da Suécia, que realizou uma operação com aeronaves JAS 39 Gripen da unidade de prontidão rápida para documentar o incidente.

"Isso demonstra que nossa prontidão é boa. Estivemos no local para garantir a integridade territorial e as fronteiras da Suécia. Temos controle total da situação", diz o comandante da Força Aérea Carl-Johan Edström.


O Gripen é fabricado pela Saab, que mantém contrato com a Força Aérea Brasileira para a produção de 36 jatos.

O espaço aéreo sueco foi violado por dois SU 27 russos e dois SU 24 russos. O incidente foi breve e ocorreu a leste de Gotland, no mar.


"Com a situação atual como pano de fundo, levamos este incidente muito a sério. A conduta da Rússia é pouco profissional e irresponsável", diz o comandante da Força Aérea Edström.

"A violação russa do espaço aéreo sueco é, obviamente, completamente inaceitável", disse o ministro da Defesa, Peter Hultqvist, à agência de notícias TT. "Isso levará a uma resposta diplomática firme da Suécia. A soberania e o território suecos devem sempre ser respeitados."


A Suécia informou no domingo que enviaria ajuda militar, incluindo 5.000 armas antitanque para a Ucrânia, sendo esta a primeira vez desde 1939 que a Suécia enviou armas para um país em guerra.

A ação foi vista por autoridades do governo sueco como uma provocação de Moscou.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.