Com problema no seletor de combustível, Boeing 787 deixa de voar na Air India
Falha foi relatada por pilotos da companhia aérea, que sofreu acidente fatal com um modelo semelhante no ano passado

A Air India informou nesta segunda-feira (2) que deixou uma aeronave modelo Boeing 787-8 Dreamliner fora de operação após um de seus pilotos relatar um possível defeito no interruptor de controle de combustível da aeronave, que está no centro de uma investigação em andamento sobre um acidente aéreo fatal ocorrido em 12 de junho de 2025.
A companhia aérea não especificou a natureza do defeito nem forneceu detalhes do voo. Mas duas fontes disseram que o piloto relatou o defeito após o avião pousar na cidade de Bengaluru, no sul da Índia, depois de decolar de Londres, no voo AI132. O incidente foi comunicado pela Fundação Safety Matters (SMF), uma entidade sem fins lucrativos voltada à promoção da segurança no transporte.
“Após recebermos essas informações iniciais, suspendemos as operações da referida aeronave”, disse a Air India, acrescentando que está em contato com a Boeing “com prioridade máxima”.

A Boeing afirmou que estava apoiando a Air India. De acordo com o Flightradar24, a companhia aérea possui 33 Dreamliners.
As mudanças no sistema de combustível estiveram no centro do acidente do ano passado envolvendo um Dreamliner da Air India, que matou 260 pessoas no estado de Gujarat, levando a uma fiscalização mais rigorosa da companhia aérea. A investigação em andamento analisa eventual falha no equipamento e não descarta a possibilidade de uma ação deliberada dos pilotos.

Os interruptores de combustível regulam o fluxo de combustível para os motores de um avião. Eles são usados pelos pilotos para ligar ou desligar os motores em solo ou para desligá-los ou religá-los manualmente caso ocorra uma falha durante o voo. No incidente relatado, o seletor não permaneceu travado na posição “RUN” (foto), e sim, na posição “CUTOFF”, o que pode levar ao desligamento do motor.
Um relatório preliminar sobre o acidente do ano passado afirmou que os interruptores de corte de combustível dos motores do avião foram acionados quase simultaneamente, privando os motores de combustível.
A empresa afirmou ter informado a autoridade reguladora da aviação civil da Índia sobre o incidente mais recente. Air India reiterou que verificou os interruptores de controle de combustível em todas as aeronaves Boeing 787 de sua frota após uma diretiva do órgão regulador no ano passado, e que não encontrou nenhum problema.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














