Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Com tecnologia supersônica silenciosa, X-59 da NASA realiza primeiro voo

Demonstrador supersônico ultrapassou 254 nós no primeiro teste

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Demonstrador X-59: primeiro voo Lockheed Martin

O demonstrador de tecnologia supersônica silenciosa X-59 “Quesst” da NASA realizou seu primeiro voo de teste na manhã de terça-feira sobre o sul da Califórnia.

De acordo com dados de rastreamento de voo disponíveis no Flightradar24 , a aeronave supersônica experimental, registrada como N859NA, decolou do Aeroporto Regional de Palmdale às 8h14, horário local, em 28 de outubro, rumo ao nordeste, em direção à Base Aérea de Edwards. Circulou sobre a base em um padrão de pista de corrida por cerca de uma hora antes de pousar no Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA, em Edwards, às 9h21.


Os dados de rastreamento ADS-B indicam que a aeronave atingiu uma altitude de 12.400 pés e uma velocidade máxima em solo de cerca de 254 nós — menos da metade da velocidade do som. Em testes de voo subsequentes, a NASA voará gradativamente mais alto e mais rápido antes de finalmente quebrar a barreira do som e demonstrar um voo supersônico silencioso.

O projeto preliminar começou em fevereiro de 2016, com o X-59 originalmente planejado para começar os testes de voo em 2021. Após atrasos, ele começou os testes de voo perto do final de 2025.


Ao contrário do demonstrador de tecnologia XB-1 da Boom Supersonic, que no início deste ano realizou seus primeiros voos supersônicos sem estrondos sônicos audíveis , o X-59 da NASA foi projetado para gerar um “baque” silencioso em vez de um estrondo sônico alto, viajando a Mach 1,42.

A Lockheed Martin vem desenvolvendo o X-59 para o projeto Low Boom Flight Demonstrator da NASA desde 2016, informa o AIN. O demonstrador X-59 foi lançado da instalação Skunk Works da Lockheed Martin na Planta 42 da Força Aérea dos EUA em Palmdale, Califórnia, no início de 2024.


Devido à paralisação governamental em curso, a NASA não divulgou publicamente nenhum detalhe sobre os resultados do voo inaugural do X-59. No entanto, a Lockheed Martin divulgou um comunicado na tarde de terça-feira afirmando que o X-59 “funcionou exatamente como planejado, verificando as qualidades iniciais de voo e o desempenho dos dados aéreos a caminho de um pouso seguro em seu novo lar”.

“Estamos entusiasmados por realizar o primeiro voo do X-59”, comentou OJ Sanchez, vice-presidente e gerente geral da Lockheed Martin Skunk Works. “Esta aeronave é uma prova da inovação e da expertise da nossa equipe conjunta, e temos orgulho de estar na vanguarda do desenvolvimento da tecnologia supersônica silenciosa.”


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.