Comandante da British Airways é esfaqueado durante folga na África do Sul
Ação aconteceu em área nobre de Joanesburgo após o piloto deixar o hotel para se exercitar. O profissional sofreu ferimentos superficiais e já recebeu alta
Luiz Fara Monteiro|Do R7
Um comandante da British Airways foi mantido sob a mira de uma arma e esfaqueado enquanto se exercitava em Joannesburgo.
Não se sabe se o piloto reagiu ao ataque. O profissional, que estava acompanhado de outro tripulante, foi imediatamente levado para um hospital e recebeu atendimento médico de emergência.
A ação aconteceu próximo ao complexo comercial de Melrose Arch. O comandante estava em momento de folga, aguardava a retomada da jornada de trabalho para um novo voo e saiu para correr.
Embora a África do Sul registre altos índices de violência, a região onde o ataque ocorreu é nobre, de alto padrão e com policiamento. Melrose Arch é um conjunto de prédios comerciais e hoteis de arquitetura moderna, frequentado pela classe média alta e por muitos turistas, na região de Sandton. A área é cercada por bairros igualmente nobres, como Melrose, Rose Bank e Houghton, onde vivia o ex-presidente Nelson Mandela. A maior parte dos crimes ocorre em áreas de periferia e comunidades, chamadas no país de "townships". Na área urbana de Joannesburgo, os crimes mais comuns envolvem o chamado "carjacking", quando bandidos rendem motoristas na chegada em casa ou nos semáforos em áreas ermas, para levar o carro.
Patrulhas com agentes e viaturas de empresas de segurança privada são intensas em Sandton. A notícia do ataque ao piloto surpreendeu autoridades locais, que investigam o caso.
Uma fonte da British Airways criticou a decisão do aviador de se exercitar pelas ruas do bairro e disse ao The Sun : "As regras existem por uma razão. A tripulação é ordenada a não deixar o complexo do hotel. Mas o tripulante resolveu arriscar e fazer uma corrida".
A fonte disse à publicação que a comunidade da BA ficou abalada com o incidente e fez com que lembretes educados fossem emitidos sobre o cumprimento das regras [ de não se afastar do local de hospedagem durante as folgas].
O piloto já foi autorizado a deixar o hospital após tratamento médico e seguiu para casa em um voo da BA como passageiro.
Outra tripulação foi providenciada para pilotar o voo que deixou a África do Sul.
O conselho do governo do Reino Unido adverte que há uma "alta taxa de criminalidade" na África do Sul. Isso inclui "roubo de carro, roubo de casa, estupro, agressão sexual e assassinato".
O conselho de viagem para o país continua: "Crimes violentos podem ocorrer em qualquer lugar, inclusive em destinos turísticos e centros de transporte. A maioria dos crimes violentos ocorre em bairros da periferia das grandes cidades ou em áreas isoladas".
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.