Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Comandante é suspenso após agredir copiloto enquanto avião taxiava em aeroporto

Segundo a denúncia, agressão ocorreu depois que o primeiro oficial alertou o colega sobre limites de velocidade no terminal

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Agressão teria ocorrido enquanto avião taxiava Melvin Loi via Wikimedia Commons

A companhia aérea EVA Airways, de Taiwan, suspendeu e abriu uma investigação contra um comandante que supostamente perdeu a cabeça e agrediu o copiloto (primeiro oficial) enquanto o avião taxiava antes da decolagem no Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX).

De acordo com uma reportagem publicada no início do mês no site Reporter Taiwan, o incidente ocorreu depois que o primeiro oficial do voo, de nacionalidade malaia, tentou avisar o piloto taiwanês, de sobrenome Wen, que ele estava taxiando acima do limite de velocidade.


Após alertar o piloto algumas vezes sem sucesso, o primeiro oficial acionou manualmente os freios, de acordo com o procedimento operacional padrão.

O piloto, no entanto, se ofendeu com a intervenção e deu pelo menos quatro socos no copiloto, segundo o relatório, deixando-o com inchaço e hematomas no dorso de uma das mãos.


A fonte denunciante citada no artigo disse estar desapontada com o fato de um plano de resposta a emergências não ter sido acionado imediatamente e de um piloto que demonstrava comportamento “emocionalmente instável” ter sido autorizado a continuar o voo, colocando potencialmente em risco a segurança dos passageiros.

O relatório afirmou que o incidente ocorreu “recentemente”, mas não especificou uma data exata.


Em comunicado divulgado em 3 de janeiro último, a EVA Air afirmou ter iniciado uma investigação imediatamente após tomar conhecimento do incidente e que ainda estava trabalhando para confirmar os detalhes do ocorrido.

A companhia aérea afirmou que os dados do gravador de acesso rápido (QAR) do voo indicavam que a aeronave estava cumprindo os regulamentos durante o táxi e não estava em excesso de velocidade.


Os registros do QAR foram enviados aos órgãos reguladores competentes, disse a empresa, acrescentando que, enquanto isso, o público não deve “espalhar informações falsas”.

Assim que a investigação for concluída, o comandante, que está atualmente suspenso de suas funções de voo, será encaminhado ao conselho disciplinar da companhia aérea para uma análise mais aprofundada, informou a EVA Air.

Entretanto, a Administração de Aviação Civil de Taiwan afirmou ter aberto sua própria investigação sobre o incidente e que aplicará sanções legais caso se constate que alguma das ações da tripulação tenha afetado a segurança do voo.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.