Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro
Publicidade

Comandantes quenianas se destacam na aviação africana 

Conheça a trajetória da piloto queniana quem se tornou referência em Ruanda

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Peninah Karanja: destaque na aviação
Peninah Karanja: destaque na aviação

Em 19 de fevereiro, a piloto queniana, comandante Ruth Karauri, ganhou fama internacional depois que o entusiasta da aviação Jerry Dye compartilhou um vídeo dela pousando majestosamente um avião da Kenya Airways no aeroporto de Heathrow, em Londres, Reino Unido.

A demonstração de brilhantismo do capitão Karauri ao pousar a aeronave durante a tempestade Eunice, que deu dor no pescoço a outros pilotos, não apenas colocou os pilotos quenianos no mapa internacional, mas mostrou ao mundo que as pilotos do sexo feminino também podem se destacar na profissão.

Em Ruanda, outra piloto queniana está fazendo ventos contrários na indústria da aviação e fez história no país, seu nome Peninah Karanja. A história é contada no portal Kenyan.co.ke

Nascida e criada no Quênia, Karanja é a primeira comandante do Correio Nacional de Ruanda, RwandAir.

Publicidade

Karanja nasceu em Nairobi no Quênia e teve um desempenho estelar em sua vida acadêmica - frequentando a Loreto High School Limuru em 2000.

Ela obteve seu Certificado de Educação Secundária do Quênia (KCSE) em 2003. Na época, os alunos que ingressavam na universidade ficavam em casa por cerca de um ano enquanto esperavam para ingressar em uma das poucas universidades ou faculdades do país.

Publicidade

No entanto, a comandante optou por traçar seu próprio caminho. Em 2004, deixou o país para a África do Sul, onde se matriculou na 43 Air School, em Port Albert, para fazer um curso de pilotagem.

Karanja terminou a escola e adquiriu todas as licenças que lhe permitiram tornar-se piloto comercial. Ela também ganhou treinamento em segurança da aviação, fretamento aéreo, manutenção de aeronaves e segurança aérea e de voo.

Ela ingressou na RwandAir em setembro de 2012 como piloto e serviu como Primeira Oficial. Ela se tornou diligente em seu trabalho, impressionando seus colegas e empregadores.

Consequentemente, foi promovida a comandante em 12 de maio de 2013, apenas um ano depois de ingressar na companhia aérea, tornando-se a primeira mulher em Ruanda a conseguir tal feito .

"Todos se levantam para nossa primeira capitã, capitã Peninah Karanja", a RwandAir saudou recentemente Karanja.

Karanja continuou a inspirar mulheres na indústria da aviação. Através de suas mãos, Ruanda conseguiu sua primeira comandante, Esther Mbabazi, que treinou com ela como seu primeiro oficial.

"Peninah Wanjiku Karanja como capitã do Being 737ng e capitã da frota da Boeing. Como comandante, ela tem a autoridade final e a responsabilidade pela operação e segurança do voo", diz em parte seu perfil de trabalho.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.