Tripulantes da Southwest: briga por uso de máscara
Luis DUm piloto da Southwest Airlines foi acusado de agressão a um comissário durante uma discussão acalorada no bar de um hotel da Califórnia, onde a tripulação passou a noite após um vôo, de acordo com registros policiais e funcionários da empresa e do sindicato.
"O motivo envolveu opiniôes contrárias sobre o uso de máscaras", disse Christian Camarillo, disse o porta-voz do Departamento de Polícia de San Jose.
A confusão aconteceu em 18 de outubro e foi divulgada nesta terça-feira pelo "USA Today".
O caso foi encaminhado ao Ministério Público do Condado de Santa Clara para revisão e possíveis acusações, de acordo com o agente.
A promotoria está analisando o caso, de acordo com o porta-voz Sean Webby.
A Southwest colocou o piloto de licença enquanto o assunto é investigado, disse o porta-voz da companhia aérea Brandy King.
King confirmou que houve uma "discussão entre a tripulação durante uma viagem noturna".
"Não temos informações a fornecer sobre o contexto do evento e não discutimos questões pessoais externamente", disse King.
Dias depois do incidente, a Southwest enviou um extenso memorando aos pilotos e comissários de bordo sobre a civilidade e a regra de ouro: "Cruzar a linha em uma conversa acalorada pode ser uma violação de nossas diretrizes para os funcionários e pode até mesmo terminar em perda de emprego", afirmava o documento.
Percebemos que tem havido um conflito constante nos últimos 19 meses sobre civilidade e discurso respeitoso - e isso é por um bom motivo. Muitos funcionários enfrentaram uma situação desconfortável em que suas crenças não são compartilhadas por outra pessoa, resultando em algum tipo de confronto ", começava o memorando. "E para cada situação de que ouvimos falar, existem dezenas de outras das quais não (ouvimos). É vital que tratemos a todos com respeito e honremos nossas diferenças, sem forçar nossos ideais para outra pessoa."
"Estamos cientes desta ocorrência e do prosseguimento da investigação. Como acontece com todos os comissários de bordo que representamos, apoiaremos nossos integrantes de acordo com a lei e nosso acordo coletivo de trabalho", disse em nota o TWU Local 556 (The Union Southwest Airline Flight Attendants), sindicato que representa os comissários da Southwest.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.