Conselho Internacional de Aeroportos lança versão em espanhol das diretrizes globais sobre concessões aeroportuárias
Documento oferece orientações claras e práticas sobre a estruturação e implementação da participação do setor privado em aeroportos

O Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e o Caribe (ACI-LAC) tem a satisfação de anunciar o lançamento da versão em espanhol do relatório: “Melhores práticas em contratos de concessão de aeroportos: Enfoques e diretrizes globais para as parcerias público-privadas (PPP) 2025”.
O documento oferece orientações claras e práticas sobre a estruturação e implementação da participação do setor privado em aeroportos, voltadas especificamente para concessionários, investidores, credores, consultores, governos e autoridades concedentes.
Atualmente, mais de 850 aeroportos em mais de 90 países contam com participação do setor privado e os investimentos continuam em expansão, com 132 transações em diferentes etapas do pipeline global até janeiro de 2025. Nesse contexto, a concessão de ativos aeroportuários consolidou-se como o modelo-chave para financiar infraestruturas de longo prazo e otimizar o desempenho operacional, tornando imperativo o acesso a diretrizes claras e harmonizadas em nível internacional.
“Essas diretrizes se baseiam em décadas de experiência global e da América Latina e Caribe no setor. Ao disponibilizar esse marco estratégico para nossa região em espanhol, estamos oferecendo aos governos e investidores um roteiro claro e prático para estruturar parcerias aeroportuárias que sejam transparentes, resilientes e capazes de gerar valor a longo prazo para os passageiros, as comunidades e as economias locais.”, afirmou Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC.
A versão em espanhol do documento “Melhores práticas em contratos de concessão de aeroportos: Enfoques e diretrizes globais para as parcerias público-privadas (PPP) 2025” pode ser acessada gratuitamente aqui.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













