Crise do orçamento fecha aeroporto e atrasa voos nos Estados Unidos
Administração Federal de Aviação informou que um dos aeroportos de Los Angeles não terá controladores de tráfego aéreo em sua torre por conta do ‘shutdown’

O Aeroporto Hollywood Burbank, em Los Angeles, ficou sem equipe de controle de tráfego aéreo por quase seis horas na noite desta segunda-feira (6), enquanto os efeitos da paralisação do governo dos Estados Unidos por conta da falta de acordo político para a aprovação orçamentária (shutdown) se espalham por todo o país.
A Administração Federal de Aviação previu que não haveria controladores de tráfego aéreo em sua torre, embora a FAA tenha tentado providenciar reforço no contingente, de acordo com a ABC News .
Cerca de 13.000 controladores de tráfego aéreo e 50.000 agentes da Administração de Segurança dos Transportes ainda precisam comparecer ao trabalho durante a paralisação. Eles não estão sendo pagos e os controladores também deverão ficar sem receber o primeiro pagamento de outubro.
A FAA disse que problemas com a equipe de controle de tráfego aéreo estão afetando voos em vários aeroportos, incluindo Newark, Phoenix, Denver, Las Vegas e Burbank.
O secretário de transportes, Sean Duffy, relatou redução de até 50% em pessoal do tráfego aéreo, em algumas áreas, desde que a paralisação começou na semana passada.
Os voos de partida do aeroporto Hollywood Burbank sofreram atrasos médios de uma hora e 51 minutos até as 17h30, segundo a FAA , com o atraso máximo registrado em duas horas e 35 minutos. O relatório da FAA observou que a torre não contava com controladores de tráfego aéreo e que a falta de pessoal foi considerada uma condição para os atrasos.
Embora a torre de controle aéreo não seja tripulada, o Tracon (Controle de Aproximação por Radar Terminal) da Southern California controlará o tráfego aéreo no espaço aéreo do aeroporto, informou a FAA. Essa instalação fornece controle de tráfego aéreo para voos de chegada e partida na região.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, foi rápido em culpar Donald Trump pela escassez de pessoal. Em uma publicação nas redes sociais , Newsom escreveu: “Obrigado, @realDonaldTrump! O Aeroporto de Burbank está com ZERO controladores de tráfego aéreo das 16h15 às 22h de hoje por causa da paralisação do SEU governo.”
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
