Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Crise orçamentária aumenta número de aeroportos sem controlador de tráfego aéreo nos EUA

Torre de Nashville é mais uma a deixar de operar temporariamente por conta do ‘shutdown’

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Aeroporto de Orlando: "shutdown" reduz o já defasado número de controladores nos EUA Luiz Fara Monteiro

A torre de controle de tráfego aéreo do Aeroporto Internacional de Nashville ficou escura na terça-feira à noite devido à escassez de funcionários devido à paralisação do governo, o chamado “shutdown”. Sem orçamento, os profissionais não recebem os salários em dia. Nashville é a segunda torre a fechar esta semana, enquanto a crise nacional continua a prejudicar serviços federais e aeroportos, levando ao cancelamento de milhares de voos.

A torre no hub do Tennessee fechou às 17h e o apagão teria durado até o final da noite, de acordo com a Administração Federal de Aviação (FAA). A parada em solo atrasou os voos de partida em uma média de duas horas devido à falta de controladores de tráfego aéreo.


“Esta redução permanecerá em vigor até novo aviso”, diz uma mensagem do aeroporto.

Todas as companhias aéreas foram informadas. Os viajantes devem verificar o status do seu voo com suas respectivas companhias aéreas antes de chegar a BNA. Vale lembrar que a FAA é a única responsável pelo Sistema Nacional de Espaço Aéreo.


O fechamento de terça-feira ocorre depois que a torre de controle do Aeroporto de Hollywood, na Califórnia, foi forçada a fechar por várias horas na noite de segunda-feira devido à falta de controladores de tráfego aéreo — um grande problema que o governador do Golden State, Gavin Newsom, atribuiu ao presidente Trump.

“Obrigado, @realDonaldTrump! O Aeroporto de Burbank não terá NENHUM controlador de tráfego aéreo das 16h15 às 22h de hoje por causa da paralisação do SEU governo”, escreveu em uma rede social.


Nashville é um dos cerca de uma dúzia de aeroportos que enfrentam desafios semelhantes de pessoal. A FAA confirmou ainda que instalações em Denver e Newark também sofreram com falta de pessoal durante a noite. O Secretário de Transportes, Sean Duffy, atribuiu as interrupções em todo o país ao aumento de controladores de tráfego aéreo — que atualmente trabalham sem remuneração devido à paralisação do governo — que faltam por doença. O secretário de Transportes, Sean Duffy, deu uma entrevista coletiva no Aeroporto Internacional Newark Liberty, em Nova Jersey, e atribuiu os atrasos em todo o país a um “ligeiro aumento nas chamadas médicas” dos trabalhadores de controle de tráfego aéreo.

Uma escassez semelhante contribuiu para o fim da última paralisação do governo, há quase sete anos, embora o sindicato dos controladores de tráfego aéreo negue ter qualquer participação na desaceleração do espaço aéreo do país.


Entretanto, mesmo sem o fechamento, a falta de pessoal nas torres de controle aéreo tem sido um problema antigo em muitos aeroportos, conforme relatado pelo Aeroporto Internacional Newark Liberty.

A redução de voos em Nashville está em vigor “até novo aviso” e os viajantes são incentivados a verificar o status de seus voos antes de viajar.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.