Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Turismo esportivo e ecoturismo movimentam o mercado de viagens no Brasil

De janeiro a agosto de 2025, a Azul Viagens identificou que os dois segmentos apresentaram crescimento de até 364% em comparação a 2024

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Segmentos de turismo apresentaram um crescimento expressivo em relação ao mesmo período de 2024 Freepik/@wayhomestudio

Os segmentos especializados de turismo em esportes e o ecoturismo estão ganhando cada vez mais relevância e adeptos no Brasil. Um levantamento da Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, aponta que, de janeiro a agosto deste ano, os dois segmentos de turismo apresentaram um crescimento expressivo em relação ao mesmo período de 2024.

O turismo esportivo teve uma alta de 364%, com destaque para eventos de corridas de rua, que se destacaram na preferência de clientes na busca por provas deste tipo em todo o país.


Já o ecoturismo teve um crescimento de 95%, a partir da procura por pacotes turísticos com programação voltada para a interação com o meio ambiente, em destinos nas regiões Norte e Centro-Oeste.

No turismo esportivo, a Azul Viagens destacou que a prova de rua mais desejada pelos clientes tem sido a 21k Noronha, corrida de rua em Fernando de Noronha, programada para o mês de novembro, no arquipélago pernambucano.


Todos os pacotes turísticos com inscrições para a prova oferecidos pela operadora, inclusive, já foram vendidos com três meses de antecedência do evento.

Em segundo lugar, ficou a corrida Trancoso Running, que combina desafio e beleza natural e será realizada em outubro no vilarejo da Bahia. O terceiro lugar entre as mais procuradas pelos clientes foi a prova de rua 21K Bonito, na cidade do Mato Grosso do Sul, em dezembro.


Já os três destaques dos pacotes turísticos voltados para o ecoturismo ficaram nessa ordem de destinos: Jalapão, no Tocantins, em primeiro lugar entre os mais procurados pelos clientes da Azul Viagens; seguido por Bonito, no Mato Grosso do Sul; e pela Chapada dos Veadeiros, parque natural em Goiás.

“Os números da Azul Viagens e o crescimento desses nichos específicos nos mostram que estamos no caminho certo ao apostar na diversificação de pacotes turísticos. Desde o ano passado, percebemos que o viajante com interesse em turismo esportivo e ecoturismo costuma planejar suas viagens de experiências com antecedência, o que nos apontou que temos um público engajado e nos ajudou a atender essa demanda de forma eficiente. Por isso, já temos planos para expandir os nossos pacotes para outros tipos de turismo e teremos novidades em breve”, disse Phelipe Toledo, gerente de produtos da Azul Viagens.


Nos próximos meses, a Azul Viagens lançará pacotes turísticos da Coleção Diversão, com foco em Réveillon 2025/2026 e Carnaval 2026, além de novos pacotes esportivos e de aventura previstos para o 1º semestre de 2026.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.