Empresa reúne dicas para lojistas cumprirem prazos de entrega nas vendas de fim de ano
Com Natal, Ano Novo e liquidações, varejistas precisam oferecer prazos de entrega realistas, rastreamento do pedido e manter comunicação ativa com o cliente, diz a Melhor Envio

Com a aproximação das vendas de fim de ano, incluindo Natal, Ano-Novo e as liquidações de janeiro, a logística torna-se um elemento central para a conclusão das vendas. Por isso, lojistas e empreendedores online devem estar preparados para oferecer fretes competitivos e cumprir os prazos de entrega dos produtos.
O frete e o prazo de entrega são hoje um dos fatores principais da decisão de compra do cliente e o principal motivo do abandono do carrinho, quando o cliente desiste da compra na etapa de pagamento. Dados da Pesquisa de Intenção de Compra da LWSA , durante a Black Friday 2025, comprovam essa realidade: 48% dos consumidores desistem da compra por conta do valor alto do frete e 53% aceitam prazos de entrega maiores quando o frete é gratuito.
De acordo com Bruno Sá, diretor de Operações do Melhor Envio, plataforma de fretes da LWSA, que intermedia o acesso às maiores transportadoras do País, permitindo ao empreendedor ofertar um valor de frete competitivo, além de conquistar o cliente com ofertas de produtos, o lojista deve se planejar para ofertar condições de entrega e garantir que o produto chegue ao consumidor dentro do prazo informado.
“Nesses últimos dois meses, os empreendedores e lojistas se preparam intensamente decidindo precificação, margem de lucros, estoque de produtos e, neste momento, é hora de ter um checklist completo, com foco principal no valor do frete e na entrega do produto, pois esses dois elementos têm um peso maior na decisão do consumidor que valoriza cada vez mais empresas que oferecem uma boa experiência de compra”, afirma.
Sá reuniu um checklist final de ações práticas para apoiar lojistas e empreendedores na preparação logística para todo o ciclo de vendas do fim de ano.
Checklist de ações logísticas para lojistas e empreendedores
- Estruture uma operação de embalagem padronizada: padrões claros de empacotamento, medidas consistentes, materiais adequados e um fluxo de preparação organizado evitam avarias e retrabalhos, que impactam no seu prazo de entrega.
- Utilize plataformas de fretes: plataformas de frete como o Melhor Envio, permitem ao empreendedor oferecer preços e prazos de entrega mais competitivos e melhor experiência de compra com acompanhamento da entrega ponta a ponta, em tempo real.
- Monitore indicadores de entrega: acompanhamento de atrasos, devoluções por endereço incorreto e reclamações permite identificar falhas e ajustar processos com precisão.
- Comunicação ativa com o cliente: sempre se certifique que seu sistema de entregas está operando normalmente e mantenha a comunicação com o cliente ativa, seja com o rastreamento do produto em tempo real ou com o atendimento por seus canais de contato.
- Embalagens resistentes e adequadas ao produto: utilize embalagens adequadas a cada produto. Materiais sensíveis como vidros, itens eletrônicos, entre outros, precisam estar com proteção contra impacto dentro da embalagem. Atente-se para a indicação para o consumidor verificar se a embalagem violada.
- Ofereça prazos realistas: Ofereça prazos realistas: com a demanda elevada no período de vendas de fim de ano, ajuste seus prazos de entrega. Se o volume de pedidos ultrapassar o previsto, talvez seja necessário revisá-los para garantir ao cliente um prazo que você realmente consiga cumprir.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












