Estrondo no motor assusta passageiros e avião retorna a Johanesburgo
Falha obrigou a tripulação a desligar o equipamento a 26 mil pés de altitude. Passageiros foram reacomodados em outro voo para a Cidade do Cabo
Luiz Fara Monteiro|Do R7
Johanesburgo é a maior cidade da África do Sul, embora não seja uma de suas 3 capitais.
Localizada na província de Gauteng e com uma população beirando os 6 milhões de habitantes, a cidade tem 2 aeroportos.
Além do internacional O.R. Tambo, que como já explicamos aqui, refere-se a um dos líderes da luta anti-apartheid, Oliver Reginald Tambo, Joburg - como é chamada pelos locais - ganhou em 1974 outro terminal internacional:
Lanseria, a noroeste da cidade, foi criado para aliviar o congestionamento no O.R. Tambo, maior hub do continente africano.
Na última quinta-feira (10), o Boeing 737-800 da Kulula Airlines, de registro ZS-ZWD, foi escalado para cumprir o voo MN-451 de Lanseria para a Cidade do Cabo. A aeronave tem 9 anos de fabricação, de acorco com a plataforma AirNav RadarBox
A rota entre Joburg e a Cidade do Cabo é a mais movimentada do país.
Previsto para sair às 6 da manhã, o avião decolou com apenas 2 minutos de atraso.
A aeronave ganhava altitude, mas assim que atingiu os 26 mil pés, passageiros ouviram um grande estrondo no motor número 1, localizado do lado esquerdo do avião, como informa o Aviation Herald.
A tripulação imediatamente desligou o motor, comunicou a ocorrência ao Controle de Tráfego Aéreo (ATC), e retornou em segurança à Johanesburgo.
O pouso na pista 03R do O.R. Tambo ocorreu 48 minutos após a decolagem de Lanseria, como mostra o RadarBox.
O voo que deveria durar 1h50 até a Cidade do Cabo foi cancelado e os passageiros remarcados para outros voos.
A aeronave da ocorrência retornou às operações neste domingo (13), na rota entre Johanesburgo e Cape Town.
À propósito:
As 3 capitais sul-africanas são: Pretória, onde fica a sede executiva do governo; Cidado de Cabo, capital legislativa, onde se encontra o Parlamento; E Bloemfontein, a capital judiciária.
O Governo sul-africano está dividido em três secções e, portanto, sediado em três capitais diversas. A noção por trás disso veio da União da África do Sul quando foi criada e foi levantada a preocupação sobre se colocaria muito poder em um só lugar para ter uma única capital do país, que internamente também é chamado popularmente de Rainbow Nation (Nação Arco-íris).
E para quem achou o nome da companhia aérea diferente, a palavra Kulula vem de duas das 11 linguas oficiais do país - Zulu e Xhosa - e quer dizer "é fácil"!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.