Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Eve Air Mobility e SkyGrid publicam White Paper conjunto sobre Mobilidade Aérea Avançada no Airspace Asia Pacific 2025

A colaboração destaca o papel da automação e de serviços terceirizados na expansão segura e eficiente das operações aéreas em baixa altitude

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Documento reforça o compromisso das empresas com o avanço sustentável e escalável Divulgação Eve Air Moblity

A Eve Air Mobility (“Eve”) e a SkyGrid, provedora de serviços terceirizados para o ecossistema de Mobilidade Aérea Avançada (Advanced Air Mobility – AAM), anunciaram hoje a publicação conjunta de um white paper inédito intitulado “Enabling Advanced Air Mobility – Automated Traffic Management Services for Low-Altitude Operations”, durante o evento Airspace Asia Pacific da CANSO, que acontece de 9 a 11 de dezembro em Hong Kong, China. O documento reforça o compromisso das empresas com o avanço sustentável e escalável da AAM e apresenta um roteiro para a integração e automação do espaço aéreo, preparando o setor para o futuro da aviação digital.

Desenvolvido pela Eve e pela SkyGrid, o white paper aborda os desafios operacionais e regulatórios relacionados à integração dos eVTOLs altamente automatizados e de outras novas aeronaves no espaço aéreo urbano e regional. O documento propõe maneiras pelas quais os provedores de serviços de navegação aérea (ANSPs, na sigla em inglês) podem colaborar com provedores de serviços terceirizados para oferecer novas soluções de dados e automação, apoiando a expansão segura e eficiente das operações de AAM em todo o mundo.


“Publicar este documento no Airspace Asia Pacific representa um momento decisivo para o futuro da aviação”, afirmou Luiz Mauad, Vice-Presidente de Serviços ao Cliente da Eve. “Nossa visão é garantir que a Mobilidade Aérea Avançada não só seja possível, mas escalável, segura e sustentável. Um elemento fundamental será otimizar a capacidade dos eVTOLs de navegar pelo espaço aéreo. Ao colaborar com a SkyGrid e com todo o setor, estamos construindo as bases de uma nova era na gestão do tráfego aéreo urbano, que permitirá que a mobilidade aérea urbana prospere, ao mesmo tempo em que atende às necessidades da aviação tradicional. A região Ásia-Pacífico, em especial, apresenta uma oportunidade extraordinária para liderar essa transformação, dada sua urbanização acelerada e a demanda por novas soluções de mobilidade.”

“Para a SkyGrid, é um orgulho trabalhar com a Eve na construção de um caminho claro rumo à automação da gestão de tráfego aéreo em baixa altitude”, disse Nate Isbell, Head de Desenvolvimento de Negócios da SkyGrid. “Nossa pesquisa mostra como a automação e os serviços baseados em dados podem transformar a gestão do espaço aéreo, reduzir a complexidade para os reguladores e criar novas oportunidades para os operadores. Este white paper não é apenas uma visão; é um convite para que governos, ANSPs e líderes do setor se unam a nós na construção de sistemas que viabilizarão a Mobilidade Aérea Avançada em escala, gerando valor duradouro para as sociedades ao redor do mundo.”


De acordo com o estudo, serviços automatizados de gerenciamento de tráfego aumentarão a previsibilidade, a capacidade e a flexibilidade nos céus urbanos, garantindo que voos de AAM possam operar com segurança ao lado da aviação convencional. Com novas tecnologias, estruturas digitais de espaço aéreo e troca de dados, ANSPs poderão dar suporte a altos volumes de tráfego em baixa altitude sem sobrecarregar controladores ou a infraestrutura.

O white paper está disponível para revisão e discussão do setor como parte do painel da CANSO “Pathway to Advanced Air Mobility – Launching Regional AAM into the Future”. A Eve e a SkyGrid reforçam o compromisso de trabalhar com reguladores, ANSPs e operadores para avançar na infraestrutura digital e na automação, elementos que redefinirão a forma como pessoas e mercadorias se deslocam em cidades e regiões em todo o mundo.


Segundo o Market Outlook da Eve, a região da Ásia-Pacífico deverá representar 41% da frota global de eVTOLs até 2045, com mais de 12,2 mil aeronaves em operação. Esse crescimento será impulsionado pela rápida urbanização, expansão da classe média e crescente congestionamento em grandes centros urbanos. Juntas, a Eve e a SkyGrid estão comprometidas em garantir que essa expansão ocorra de forma segura, digital e sustentável.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.