Evento promove nova rota internacional da Azul a partir de Belo Horizonte
O trajeto espera atender a demanda de Clientes entre Brasil e Uruguai por viagens de lazer e de negócio
A Azul aposta na atual e crescente demanda de clientes em suas operações em Confins (MG) para fazer decolar sua nova rota internacional para Montevidéu.
Um evento realizado ontem, em espaço do restaurante Parrilla del Mercado, de Belo Horizonte, com 70 convidados e autoridades, marcou o anúncio oficial dos voos semanais que vão interligar as capitais mineira e uruguaia a partir de 04 de março. O objetivo foi promover o destino, muito procurado pelos brasileiros, e reforçar a importância dessa conexão para os dois países.
Na ocasião, representantes da Azul; da operadora de Turismo da companhia, a Azul Viagens; do BH Airpoirt, em Confins; assim como autoridades do Brasil e do Uruguai, comemoraram a parceria que tem permitido uma grande movimentação de passageiros em voos domésticos e também internacionais a partir de Minas Gerais, especialmente de BH/Confins.
Em 2025, a Azul disponibilizou mais de 5,8 milhões de assentos em Minas Gerais – distribuídos por 15 aeroportos no estado, o que representou uma alta de aproximadamente 7% em comparação à oferta do ano anterior, de 5,42 milhões de assentos. Esse desempenho da Azul foi impulsionado, principalmente, pelas operações no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (BH Airport). As três rotas da Azul com maior volume de Clientes transportados no ano passado foram Campinas-Confins, Recife–Confins, Confins–Congonhas. E, com base nesses resultados e em outras operações para além das fronteiras, a companhia planeja continuar investindo nesta base mineira.
“Os investimentos nessa nova operação para o Uruguai a partir de Confins ajudam a aumentar as opções de viagens dos nossos Clientes de todo o país, e não apenas dos mineiros. O BH Airport é hoje um hub - atualmente, o 2º hub da companhia – e isso permite nos apoiar com inúmeras conexões da nossa malha aérea dentro do país, ampliando as possibilidades de cada Cliente com o planejamento de sua viagem. E agora com essa rota para o Uruguai, um destino muito procurado por nossos Clientes tanto para lazer quanto negócios”, comemora Ricardo Bezerra, gerente geral Comercial da Azul.
A Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, também comemorou, com a apresentação de números que podem motivar ainda mais os clientes a tentarem uma experiência completa de viagem para o Uruguai, que vai além dos voos. Segundo Patrícia Gomes, gerente Comercial sênior da Azul Viagens, o crescimento dos números de vendas envolvendo o destino – reconhecido por suas belas paisagens, sua gastronomia e vinhos, bem como os serviços oferecidos aos Clientes pela operadora no país vizinho antecipam o sucesso dessa rota para os dois países.
“A Azul Viagens tem parceria com mais de 40 hotéis no Uruguai e oferece os mais variados pacotes personalizados que podem incluir passeios que vão desde o city tour a jantar com show e visitas a vinícolas com degustação de vinhos e almoço”, explica. A executiva também conta que esse destino internacional apresentou um crescimento, do ano passado para este, até o momento, de 66% em faturamento e 82% em passageiros. “Desse faturamento, Minas Gerais foi responsável por 24% dessa receita”, completa.
“Celebramos o início da operação para Montevidéu como mais um avanço relevante na estratégia de expansão internacional do BH Airport. Essa nova rota amplia as conexões de Minas Gerais com a América do Sul, aproxima mercados, incentiva o turismo e fortalece o ambiente de negócios, gerando impactos positivos para diversos setores da economia. Atuamos de maneira estruturada para fortalecer o nosso terminal como um hub de conexões com o Brasil e o exterior. A entrada de Montevidéu nesse portfólio reforça nosso compromisso com o crescimento sustentável, criando oportunidades para o desenvolvimento econômico do estado e expandido a oferta de voos para os passageiros”, salienta o diretor de Operações do BH Airport, Rodrigo Côrtes.
Brasil - Uruguai
Os voos entre o Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, e Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, no Uruguai, serão operados duas vezes por semana em aeronaves Embraer E2 com capacidade para transportar até 136 clientes. As decolagens acontecerão às 10h15 do aeroporto de Confins, em Minas Gerais, quartas e domingos. A volta será realizada nos mesmos dias, com a decolagem do Uruguai às 15h40.
Autoridades do Brasil e do país vizinho no evento destacaram a importância dos novos voos para a movimentação do Turismo, dos negócios e o fortalecimento dos laços entre os dois países.
“É uma estratégia do governo de Minas, desde 2019, fortalecer o BH Airport, nosso Aeroporto Internacional de Confins, que tem uma estrutura extraordinária, como um hub logístico e turístico do estado. Conseguir as parcerias para trazer esses voos internacionais e restabelecer essas oportunidades, depois da pandemia, para o nosso ambiente de negócio e para além do Turismo, da nossa cultura, é uma prioridade dessa gestão. E por isso, hoje, a gente está aqui para celebrar a possibilidade de um voo direto para o Uruguai, um país que tem uma conexão comercial diferenciada com o Brasil e com Minas Gerais. Somos parceiros, continuaremos parceiros e vamos criar mais conexões diretas de Belo Horizonte para o mundo, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, para divulgar Minas Gerais e, ao mesmo tempo, expandir essa rede de negócios”, explicou Mila Correa, secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.
Já o Diretor Nacional de Turismo do Uruguai, também presente no evento, fez questão de dizer que sua participação foi incentivada pelo Ministério do Turismo do seu país. “É muito importante estarmos aqui. Quero parabenizar a Azul, aeroporto e governo, por essa boa notícia. Um sonho que se concretizou mais rapidamente do que imaginamos. Estes voos vão permitir que possamos trabalhar ainda mais com Minas Gerais; com a Azul, já estamos conversando sobre algumas ações concretas. E queremos transmitir aqui o nosso compromisso de colaborar com tudo o que for possível”, afirmou Cristian Pos Dalmás, diretor nacional de Turismo do Uruguai.
“Esses voos são uma oportunidade de conectar duas cidades muito parecidas. Essa conexão foi um sonho do Consulado durante muitos anos. O desafio é estimular a rentabilidade desses voos e, para isso, podem contar com o Consulado, com o Ministério, para trabalharmos em conjunto para que essa rota seja um sucesso”, completou Luis Darío Ávila Mendina, cônsul do Uruguai.
Atualmente, a Azul oferece voos regulares que ligam Montevidéu também ao aeroporto do Recife (PE). A Companhia também opera para o balneário de Punta Del Este, com opções de voos saindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














