Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

FAA investiga quase colisão entre aviões da United e da Delta Airlines

Aeronaves perderam a separação mínima e estiveram a 260 metros uma da outra quando se aproximavam do Aeroporto Internacional de Phoenix

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
A330-300 da Delta: quase colisão com voo da United Airlines Kentaro Iemoto - Wikimedia Commons

A FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos) investiga um incidente em que aeronaves da Delta e da United Airlines estiveram próximas à uma eventual colisão quando se aproximavam para pouso no Aeroporto Internacional Sky Harbor, em Phoenix, Arizona, em 11 de janeiro deste ano.

O alerta aos pilotos foi dado pelo TCAS, um dispositivo de aviso automático para prevenção de colisão que aciona imediatamente manobras corretivas nos aviões. O sistema monitora o espaço aéreo ao redor de uma aeronave para outras aeronaves equipadas com ‘transponder’, que podem apresentar uma ameaça de colisão. O TCAS opera independentemente de equipamentos terrestres para fornecer aos pilotos orientação sobre como evitar uma potencial colisão.


No momento mais delicado, os aviões estavam a 371 metros de distância horizontalmente e a 267 metros de distância verticalmente. A separação vertical mínima entre aeronaves comerciais nos Estados Unidos é de 304 metros (1000 pés) para voos abaixo de 29000 pés.

Após as manobras evasivas, o controle de tráfego aéreo emitiu instruções para garantir os pousos seguros de ambas aeronaves.


“Ambas as tripulações de voo receberam alertas a bordo de que a outra aeronave estava próxima. O controle de tráfego aéreo emitiu instruções corretivas para ambas as tripulações de voo.”, informou a nota do FAA.

As aeronaves envolvidas no incidente eram um Airbus A330-300 da Delta, matrícula N820NW, que operava o voo DL1070, vindo de Detroit e um Boeing 737-900ER da United, matrícula, N68891, voo UA1724, procedente de San Francisco.


O voo da United, com 123 passageiros, acabou pousando no Aeroporto Internacional Sky Harbor (PHX) às 11h06. O da Delta, com 245 passageiros e seis tripulantes, pousou 2 minutos depois.

A Delta enfatizou a adesão de sua tripulação aos protocolos de segurança durante o incidente. A United confirmou que seus pilotos seguiram prontamente o aviso automático e pousaram com segurança.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.