FAB irá comprar dois jatos intercontinentais
Aviso de licitação foi publicado na edição desta quinta-feira (27) no Diário Oficial da União. Os modelos A330 serão convertidos em aeronaves de transporte e reabastecimento
Luiz Fara Monteiro|Do R7

A Força Aérea Brasileira (FAB) irá comprar duas aeronaves modelo Airbus A330-200.
O modelo é um produto de tecnologia francesa
O aviso de licitação foi publicado na edição desta quinta-feira (27) no Diário Oficial da União.
A aquisição das duas aeronaves faz parte do projeto KC-X3 em configuração civil para reequipar o 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte Corsário, com sede na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
O projeto prevê a conversão desses modelos em aeronaves de transporte e reabastecimento multi-funcional MRTT (Multi-Role Tanker Transport).
A licitação é aberta 8 meses depois do despacho de maio de 2021, assinado pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto autorizava a aquisição das aeronaves:
"Autorizo, com base no parágrafo único do art. 16 do Decreto nº 7.970, de 28 de março de 2013, a dispensa, em caráter de excepcionalidade, da exigência de compensação comercial, tecnológica ou industrial na aquisição de 02 (duas) aeronaves estratégicas de transporte e reabastecimento em voo – denominado pelo Comando da Aeronáutica como “Projeto KC-X3” – sob a forma de aeronaves usadas, de modo a reduzir o valor das ofertas, e que atendam plenamente às necessidades da Força Aérea Brasileira. A celeridade na aquisição se justifica, dentre outros motivos, pelo enfrentamento a emergência de saúde pública e para apoio humanitário", dizia o documento.
A autorização publicada, dispensa da exigência de compensação comercial, tecnológica ou industrial na aquisição de Produto de Defesa desde que atendam plenamente às necessidades da Força Aérea Brasileira.
O custo unitário do A330 Multi-role Tanker Transport (MRTT) novo pode chegar a cerca de US$ 150 milhões. A licitação da FAB prevê a compra de um equipamento usado.
















