Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Falta de controladores fecha duas torres em aeroportos no Canadá

Empresa que gerencia o sistema de navegação do país alertou aéreas sobre escassez no controle de tráfego em Winnipeg e Kelowna

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Aeroporto de Winnipeg: escassez de controladores Aeroporto Internacional de Winnipeg

A escassez de controladores de tráfego aéreo tem se tornado um grande desafio em vários países e causou uma situação de alerta no Canadá. Com poucos profissionais disponíveis, a situação força as torres dos aeroportos de Kelowna e Winnipeg a fechar quando o único controlador de plantão faz uma pausa. A informação consta em um memorando enviado aos pilotos da Air Canada, visto pela Reuters.

A companhia aérea aconselhou seus pilotos a evitar os dois aeroportos nas províncias da Colúmbia Britânica e Manitoba quando a escassez de pessoal for grave o suficiente para fechar suas torres de controle de tráfego aéreo, segundo um memorando emitido em 14 de outubro.


Não ficou claro com que frequência os aeroportos foram fechados e seus representantes não responderam imediatamente aos pedidos de comentários. O memorando disse que a NAV CANADA, empresa que gerencia o sistema de navegação aérea civil do país, avisou as companhias aéreas que haverá escassez de controle de tráfego aéreo em Winnipeg e Kelowna, “mas isso pode se expandir para outros aeroportos”.

A NAV CANADA informou que os fechamentos em Winnipeg e Kelowna estão planejados para “períodos de baixo tráfego para minimizar o impacto” e estão sendo adotados para garantir a segurança das operações e o bem-estar dos funcionários. A empresa não forneceu detalhes sobre os níveis normais de pessoal nessas torres.


Os fechamentos são o exemplo mais recente de escassez de controladores de tráfego aéreo na América do Norte, o que pode levar a atrasos em voos e custos adicionais para as companhias aéreas. No Canadá, informa a CTV News, os voos afetados precisariam de combustível adicional, por exemplo, pois poderiam precisar permanecer em espera ou desviar devido a um fechamento por falta de controladores.

A equipe de controle de tráfego aéreo é uma preocupação especial nos Estados Unidos devido à paralisação do governo. A Administração Federal de Aviação (FAA) disse esta semana que o problema atrasou viagens em vários aeroportos.


Nick von Schoenberg, presidente do sindicato que representa os controladores canadenses, CATCA, disse que os fechamentos dos aeroportos canadenses abrangeram mais do que apenas Winnipeg e Kelowna e visavam proporcionar aos controladores descanso devido à fadiga. Eles “indicam uma falta de resiliência no sistema devido a problemas de pessoal”, disse ele.

Tim Perry, presidente da Associação de Pilotos de Linha Aérea do Canadá, que representa os pilotos da Air Canada, disse que a falta de estabilidade devido à escassez deve ser abordada.


“A escassez de controladores de tráfego aéreo continua causando atrasos em vários aeroportos no Canadá”, disse ele.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.