Voo sofre 'tail strike' durante pouso em Mar del Plata
Incidente se dá quando avião raspa a fuselagem da cauda no asfalto no momento do pouso ou decolagem
Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro

Um avião de passageiros raspou parte da fuselagem na pista enquanto pousava em Mar del Plata, na Argentina, em uma ocorrência conhecida na aviação como Tail Strike.
A aeronave da companhia Flybondi de matrícula LV-KJE, Boeing 737-800, realizava o voo FO-5720 do terminal Aeroparque de Buenos Aires para Mar del Plata. Esse tipo de ocorrência se dá devido ao ângulo inclinado demasiadamente do avião durante o pouso, e, entre os fatores contribuintes estão: forte vento inesperado, baixa velocidade da aeronave, temperatura alta durante a aproximação que pode formar um colchão de ar na pista ou imperícia da tripulação. O trabalho de inspeção e reparos do avião será demorado.
O pouso do avião da Flybondi aconteceu às 22h28 da última sexta-feira (5). A companhia aérea informou que passageiros e tripulações desembarcaram com segurança após um pouso forçado. Não há relatos de feridos, a aeronave sofreu danos substanciais, como informa o Aviation Herald. Na verdade, muitas vezes os passageiros nem percebem o ocorrido.
O órgão de aviação da Argentina classificou a ocorrência como acidente e abriu uma investigação.
Atualização:
A companhia enviou uma nota ao blog:
Flybondi informa que a aeronave que cobre a rota Aeroparque - Mar del Plata, no dia 5 de janeiro, sofreu danos no inferior e posterior (conhecido como pouso forçado) ocorreram durante o pouso no Aeroporto Internacional Astor Piazzolla.
Tanto os passageiros como a tripulação desembarcaram do avião sem inconvenientes e sem apresentar nada de novo. O Transportation Safety Board (JST) acompanha o ocorrido.















