Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Forte turbulência assusta passageiros em voo para Assunção; Vídeo 

Tempestade de granizo e ventos fortes fizeram tripulação da LATAM alternar a rota e realizar um pouso de emergência. Aeronave com 48 passageiros ficou danificada

Luiz Fara Monteiro|Do R7

  • Google News

As imagens divulgadas no canal Plane Spott HD Curitiba dão a dimensão do susto a bordo vivido por passageiros e tripulantes. 

Uma forte turbulência fez um voo da Latam Chile realizar um pouso de emergência. O voo saiu de Santiago, no Chile e tinha como destino o aeroporto de Assunção, no Paraguai, onde o pouso de emergência foi feito.


A aeronave passou por uma tempestade de granizo com ventos fortes, o que causou mal-estar entre os passageiros na noite desta quarta-feira (26). 

Avião da LATAM Chile: radome destruído
Avião da LATAM Chile: radome destruído Reprodução

No vídeo, é possível ouvir vários gritos, por conta dos movimentos bruscos. 


As condições meteorológicas desfavoráveis causaram um dano considerável no radome, chamado de "nariz do avião". 

Uma das fotografias enviadas por funcionários do aeroporto local mostra que a RAT do avão chegou a ser acionada. 


A Ram Air Turbine (RAT) é uma turbina de ar de impacto. Funciona como um gerador eólico. A hélice é acionada pelo vento aerodinâmico proveniente da velocidade do avião e o energiza em casos graves de falha em ambos os geradores elétricos dos motores.

A RAT é acionada quando os motores deixam de alimentar o sistema como energia elétrica, o que sugere que a aeronave da Latam Chile chegou a perder ambos os motores durante o voo.


A bordo do voo da Latam estavam 48 passageiros.

Janela trincada no avião da Latam Chile
Janela trincada no avião da Latam Chile

As janelas do cockpit também ficaram trincadqs, como mostrado na fotografia em detalhe.

A LATAM atualizou uma nota divulgada mais cedo:

"A LATAM Airlines Paraguai informa que o voo LA1325, que operava a rota Santiago-Assunção em 26/10, precisou alternar pouso para o aeroporto de Foz do Iguaçu às 18h43 (hora local) devido às más condições meteorológicas em Assunção.

Com a melhora das condições em Assunção, a aeronave retomou a sua rota para a capital paraguaia, mas enfrentou condições climáticas severas durante o voo, o que exigiu um pouso de emergência em Assunção às 23h09 (hora local). Não houve feridos entre os passageiros e a tripulação, que foram imediatamente atendidos pelas equipes de solo quando chegaram ao Paraguai.

As condições climáticas do voo causaram danos na fuselagem da aeronave e impactaram as operações. Para a linha aérea, qualquer evento relacionado à segurança de voo é considerado grave.

Seguindo os regulamentos aeronáuticos, a LATAM Airlines Paraguai está colaborando com a investigação das autoridades competentes sobre o incidente.

Lamentamos a situação vivida por nossos passageiros. A LATAM Airlines Paraguai está em contato com todos os clientes deste voo para prestar o apoio necessário".

Ram Air Turbine (RAT)
Ram Air Turbine (RAT) Reprodução
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.