Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

Gestão da Aena no Aeroporto de Congonhas completa 1 ano com melhorias operacionais

Avanços já foram reconhecidos por órgãos nacionais e internacionais, comprovados avanços nos índices de segurança e pontualidade

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

Investimento em mobilidade melhorou fluxo do trânsito viário e reduziu espera dos passageiros para embarque em carros de aplicativo Divulgação Aena Brasil

No próximo dia 17, a Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, comemora 1 ano de administração do Aeroporto de Congonhas, o segundo terminal aéreo mais movimentado do país. Neste período, a concessionária já implementou uma série de melhorias, com prioridade para a eficiência operacional e reforço da segurança de voos.

O esforço da Aena já vem sendo reconhecido por órgãos nacionais e internacionais. Com os investimentos na área de segurança, o aeródromo da capital paulista foi o primeiro do Brasil a receber nota A, a máxima possível, da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) no Atestado de Capacidade Operacional (Acop) em Resposta a Emergência (REA). Em sete meses de gestão, Congonhas passou da nota C para A, ao atingir 96,1% de cumprimento dos requisitos regulatórios, garantindo mais segurança a todos os passageiros.

As diversas intervenções na área operacional trouxeram múltiplos ganhos para os passageiros e companhias aéreas. A Aena assumiu Congonhas com índice de pontualidade de voos em torno de 65%. No primeiro ano de gestão da Aena, Congonhas já foi eleito por dois meses consecutivos, pela consultoria Cirium, o aeroporto mais pontual do mundo na categoria Grandes Aeroportos, com taxa de pontualidade acima de 86%. Outro indicador também bastante perceptível aos passageiros é a ocorrência de trocas de portão, que foi reduzida a menos da metade do que era praticado antes da assunção pela Aena.

Investimentos da área de mobilidade também melhoraram o conforto de quem chega ou parte do Aeroporto de Congonhas. Inaugurados no mês de julho, o novo bolsão e a nova área de embarque em carros de aplicativos ficaram muito mais eficientes e com melhor organização do trânsito viário local. Além de mais comodidade, as mudanças reduziram significativamente o tempo de espera do passageiro e o trânsito nas vias internas do aeroporto.


O conforto do passageiro também foi aprimorado com a oferta de mais opções de alimentação e compras no terminal. Em um ano, já foram inaugurados mais de dez pontos comerciais no Aeroporto de Congonhas, melhorando a experiência do passageiro ao proporcionar novas e variadas opções.

Para melhorar ainda mais o conforto no embarque, estão em andamento obras para criação de uma nova área com 3.000 m², incluindo um marketplace e duas grandes salas VIP, ampliando as opções ao passageiro enquanto aguarda o embarque para o seu voo. Além disso, neste mês de outubro será iniciada a obra de ampliação da sala de embarque remoto, o que proporcionará o dobro de área aos passageiros. Também em outubro, começam as obras de reforma de todos os banheiros do terminal, aumentando o conforto e a disponibilidade a todos os passageiros.


A Aena também já iniciou as obras para readequação do sistema de climatização, que inclui a substituição de equipamentos antigos, que tinham mais de 60 anos e apresentavam deficiência histórica de manutenção.

Na questão acústica, estão em andamento ações junto às companhias aéreas para padronização e racionalização da comunicação nos portões de embarque, suportadas pela implantação de novo sistema de sonorização e de automação de chamadas. Também está em processo de prova de conceito a implantação de um sistema de comunicação de informação de voos pelo Whatsapp, o que também contribuirá para tornar mais eficiente o processo de embarque, reduzindo a necessidade chamadas de última hora.


A Aena recebeu o Aeroporto de Congonhas com diversos problemas complexos e históricos, oriundos de anos de falta de investimentos e manutenção. Além das mudanças mais visíveis aos passageiros, a Aena realizou melhorias em sistemas e áreas operacionais. A repavimentação das pistas de taxiamento resolveu problemas recorrentes de afundamento que colocavam as aeronaves em risco. Além disso, foram feitas a pintura e a sinalização das áreas de manobras e estacionamento de aeronaves, investimentos em equipamentos de segurança, modernização de ônibus para transporte de passageiros e iluminação do terminal.

Principais melhorias já implementadas pela Aena em Congonhas no primeiro ano de gestão:

  • Recapeamento asfáltico nas ruas de acesso ao aeroporto
  • Inauguração do bolsão para motoristas de carros de aplicativos
  • Nova área de embarque de passageiros em carros de aplicativos
  • Redução do trânsito local, em média, em 30% após implantação da primeira fase do projeto de mobilidade
  • Novo mix comercial com mais de 10 novas lojas e restaurantes
  • Repavimentação das pistas de taxiamento das aeronaves
  • Pintura da sinalização na área de manobras e estacionamento de aeronaves
  • Primeiro aeroporto do país a obter nota A no Atestado de Capacidade Operacional em resposta a emergência
  • Melhorias na eficiência operacional. Eleito por dois meses consecutivos o aeroporto mais pontual do mundo, passando de 65% em outubro de 2023 para mais de 86% em junho e julho de 2024
  • Reforço nas equipes de segurança e limpeza
  • Limpeza e higienização do sistema de climatização
  • Reforço de equipe e antecipação do horário de abertura do raio-x
  • Ampliação de 10 para 13 canais de inspeção, com previsão de 16 até o final de 2024
  • Mudança do layout da sala de embarque para melhor fluxo do passageiro
  • Incremento da oferta de assentos na sala de embarque
  • Aumento de pontos de energia no terminal (tomadas), substituição do piso podo tátil e outras melhorias para acessibilidade e conveniência do passageiro
  • Revitalização dos ônibus e ambulifts
  • Revitalização das esteiras de bagagem

Início das obras de modernização

Conforme cronograma definido pelo edital de concessão, a Aena tem um prazo de cinco anos para a conclusão das obras de modernização do Aeroporto de Congonhas. A Aena já iniciou as primeiras intervenções para preparação da área do aeroporto para as grandes obras de modernização, que incluem a construção de um novo terminal de passageiros, que irá dobrar o espaço atual para embarque e desembarque.

O processo de contratação da construtora responsável pelas obras está na fase final, com previsão de início dos trabalhos entre o final de 2024 e início de 2025 e investimento de mais de R$ 2 bilhões.

Sobre a Aena Brasil
Aena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, considerada a maior operadora aeroportuária do mundo, em número de passageiros, pelo Conselho Internacional de Aeroportos, gerindo 78 aeroportos e dois heliportos em cinco países. A companhia também é a maior do país, administrando 17 aeroportos, em nove estados brasileiros, sendo responsável por 20% da malha aérea nacional e pela gestão de Congonhas, o segundo maior em número de embarques e desembarques. Em 2023, seus aeroportos movimentaram mais de 410 milhões de passageiros, sendo 283 milhões na Espanha e 41 milhões no Brasil. Desde 2020, gere os equipamentos de infraestrutura do Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Em 2023, assumiu Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS). Os dois blocos são administrados por diferentes sociedades de propósito específico: Aeroportos do Nordeste do Brasil (ANB) e Bloco de Onze Aeroportos do Brasil (BOAB). Na Espanha, a Aena opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Rei

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.