Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Governo da China alerta seus cidadãos a não viajarem ao Japão e acirra crise com país vizinho

O número de visitantes chineses ao Japão caiu 45% em dezembro em comparação com o ano anterior, como resultado de uma disputa diplomática

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Dados mostram aumento significativo no número de turistas chineses visitando o Japão em 2025 Anna Zvereva via Wikimedia Commons

A China alertou seus cidadãos em 26 de janeiro contra viagens ao Japão durante o feriado do Ano Novo Chinês, citando a deterioração da segurança pública, em meio a uma disputa diplomática entre Tóquio e Pequim. As rusgas entre Pequim e Tóquio se acirraram nos últimos meses, desde que a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, emitiu declarações públicas em favor de Taiwan, que se declara independente da China. Em um debate transmitido pela TV Asahi na noite de segunda-feira (26), a primeira-ministra Takaichi endureceu o tom sobre a segurança regional. Segundo a líder do Partido Liberal Democrata (LDP), uma omissão japonesa em um eventual conflito no Estreito de Taiwan não seria apenas uma falha estratégica, mas o fim da cooperação militar com Washington.

Em novembro último, Takaichi sugeriu que Tóquio poderia intervir militarmente em qualquer ataque a Taiwan.


O número de visitantes chineses ao Japão caiu 45% em dezembro em comparação com o ano anterior, para cerca de 330.000, como resultado da disputa.

O Ministério das Relações Exteriores da China reiterou seu alerta de viagem em 26 de janeiro, aconselhando os cidadãos a evitarem visitar o Japão, especialmente durante o longo feriado do Ano Novo Chinês em fevereiro.


“Recentemente, a segurança pública no Japão deteriorou-se, com incidentes frequentes de atos ilegais e criminosos contra cidadãos chineses”, afirmou o Departamento de Assuntos Consulares do Ministério das Relações Exteriores da China em comunicado, sem, no entanto, comprovar as afirmações.

“Os cidadãos chineses no Japão enfrentam sérias ameaças à segurança”, acrescentou o departamento.


O comunicado também informou que houve uma série de terremotos em algumas áreas do país, causando feridos.

Os visitantes chineses já representaram um quarto de todos os turistas estrangeiros no Japão, com quase 7,5 milhões de pessoas viajando da China nos primeiros nove meses de 2025, de acordo com dados oficiais japoneses.


Atraídos pela desvalorização do iene, os turistas chineses gastaram o equivalente a US$ 3,7 bilhões (S$ 4,7 bilhões) no terceiro trimestre, informa a agência AFP..

A agência de notícias estatal Xinhua informou que houve um aumento significativo no número de turistas chineses visitando o Japão durante o período de 2025 em comparação com o período anterior

.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.