Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Grupo Air France-KLM registra lucro operacional recorde de 2 bilhões de euros

Número foi impulsionado por expansão no segmento Premium

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Classe Executiva do A350-900 da Air France: segmento Premium alavancou resultados Air France

O grupo Air France - KLM anunciou nesta quinta-feira um lucro operacional recorde em resultados anuais melhores do que o esperado, o que fez com que suas ações disparassem 10% no início do pregão, à medida que sua estratégia de oferecer uma experiência premium ao cliente deu frutos, apesar dos desafios contínuos de custos.

As companhias aéreas europeias têm observado um aumento na demanda por serviços premium, apesar da queda no número de europeus viajando para os Estados Unidos no ano passado. As perspectivas para 2026 se mostraram relativamente modestas, em meio a preocupações econômicas generalizadas.


“Nossas companhias aéreas transportaram mais de 100 milhões de passageiros e geraram um resultado operacional de mais de 2 bilhões de euros – um feito inédito em nossa história”, afirmou o CEO Ben Smith em comunicado.

Isso representa um aumento de 400 milhões de euros (472 milhões de dólares) em relação a 2024 e está confortavelmente acima dos 1,88 bilhão de euros em lucros antes de juros e impostos previstos por analistas consultados pela LSEG.


A companhia aérea espera aumentar sua capacidade entre 3% e 5% este ano com a chegada de novas aeronaves. Também afirmou que pretende ampliar sua margem operacional para mais de 8% até 2028. Em 2025, registrou uma margem de 6,1%.

Os resultados melhores do que o esperado foram impulsionados, em parte, pela queda nos preços dos combustíveis, bem como pelo aumento da receita. Os custos continuaram a subir gradualmente, com as taxas no aeroporto de Schiphol, na Holanda, reduzindo a rentabilidade por passageiro.


A KLM, que registrou lucro menor que a Air France continuará a reduzir custos no próximo período. “Escolhas estruturais” continuam sendo necessárias para alcançar a saúde financeira e se tornar menos vulnerável, afirmou a CEO Marjan Rintel ao explicar os números anuais.

No ano passado, a KLM alcançou uma receita de € 13,2 bilhões, quase 4% superior à do ano anterior. O lucro operacional manteve-se estável em € 416 milhões. A margem de lucro foi de 3,2%. “Obtivemos um resultado estável, mas nossos custos estão aumentando mais rapidamente do que nossa receita. Isso torna a KLM vulnerável”, afirmou o diretor financeiro Bas Brouns.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.