Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

ICEYE US fecha acordo com a NASA para fornecer imagens de radar por satélite

Acordo entre a ICEYE US e a NASA para avaliação em apoio às ciências e pesquisas da Terra representa um marco importante para os SAR comerciais nos Estados Unidos

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Iceye, empresa de monitoramento persistente da Terra, fecha acordo com a NASA
Iceye, empresa de monitoramento persistente da Terra, fecha acordo com a NASA

A ICEYE US Inc., uma subsidiária da ICEYE, líder mundial em monitoramento persistente da Terra com imagens de satélite por radar, anunciou um Acordo de Compra de Múltiplos Pagamentos (Blanket Purchase Agreement - BPA) com a NASA. O contrato é um acordo de cinco anos para a compra de dados de radar de abertura sintética (synthetic-aperture radar - SAR) para avaliação, a fim de determinar sua adequação para o avanço das metas científicas e de aplicação da NASA. O BPA é financiado pela Divisão de Ciências da Terra da Diretoria da Missão Científica.

Desde 2020, o Programa Comercial de Aquisição de Dados Smallsat (Commercial Smallsat Data Acquisition - CSDA) da NASA tem identificado, avaliado e adquirido dados de fontes comerciais alinhados aos objetivos da Divisão de Ciências da Terra da NASA.

"É nosso privilégio apoiar os objetivos da NASA relacionados ao avanço da Ciência da Terra com fontes de dados comerciais", disse Eric Jensen, CEO da ICEYE US. "Estamos encantados que os pesquisadores dos centros da NASA em todo o país tenham acesso ao fluxo de dados confiáveis de nossa constelação de pequenos satélites de radar e, ao fazê-lo, demonstrem o valor do SAR comercial para a comunidade científica".

"A NASA está animada para avaliar os dados do ICEYE no contexto de nossas carteiras de Pesquisa, Análise e Aplicações das Ciências da Terra", disse Will McCarty, Cientista do Programa CSDA da NASA. "Com o advento do SAR de fontes comerciais como o ICEYE, estamos interessados em como estas pequenas constelações de satélites podem complementar os conjuntos de dados e capacidades existentes da NASA. Em última análise, nosso objetivo é utilizar esses dados para fornecer novas perspectivas às prioridades científicas da Divisão de Ciências da Terra".


Este acordo entre a ICEYE US e a NASA representa um marco importante para os SAR comerciais nos Estados Unidos. Vários tipos de dados de satélite de sistemas comerciais de sensoriamento remoto provaram ser um complemento importante às capacidades existentes da NASA e hoje representam uma ferramenta crítica para entender às mudanças da Terra. Os dados do ICEYE SAR estão sendo fornecidos com ampla autoridade de licenciamento para maximizar a utilidade colaborativa para a pesquisa.

Em qualquer momento, cerca de 70% da Terra está coberta por nuvens ou escuridão. Ao contrário dos satélites tradicionais de observação da Terra, os satélites SAR podem coletar conjuntos de dados de alto valor de áreas da Terra durante o dia, à noite e através da cobertura de nuvens. Os dados dos SAR da constelação ICEYE podem ser produzidos em áreas amplas, como regiões glaciais ou litorais, com revisões frequentes para otimizar o valor científico e apoiar novas aplicações de pesquisa.


ic

A ICEYE US constrói e opera naves espaciais SAR a partir de seu centro de fabricação e controle de missões em Irvine, Califórnia. A empresa fornece capacidades de monitoramento persistente incomparáveis para qualquer local na Terra através do fornecimento de dados de sensoriamento remoto, a entrega de sistemas espaciais chave na mão e oferecendo soluções analíticas avançadas. A ICEYE lançou mais de 20 pequenos satélites desde 2018 e hoje opera a maior constelação de satélites de radar de abertura sintética do mundo. As imagens SAR permitem decisões objetivas e orientadas por dados para os usuários finais em setores como ciência da Terra, resposta a catástrofes naturais e gerenciamento de recursos naturais. Os dados do ICEYE podem ser coletados dia ou noite, e até mesmo através de uma cobertura de nuvens.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.