Informações meteorológicas em tempo real ajudam controladores de tráfego aéreo a reduzir atrasos e aumentar a segurança
DSNA e SITA concluem prova de conceito e trazem inteligência meteorológica de nível aéreo para o controle de tráfego

A administração do tráfego aéreo nos céus movimentados da Europa já é bastante desafiadora sem condições meteorológicas imprevisíveis. Tempestades e turbulências podem causar milhares de atrasos todos os anos, obrigando os controladores a tomar decisões rápidas para manter os voos seguros e dentro do horário. Para melhorar a forma como as condições meteorológicas são geridas, a Direção dos Serviços de Navegação Aérea (DSNA), prestadora de serviços de navegação aérea da França, trabalhou com a SITA para testar ferramentas meteorológicas em tempo real projetadas para fornecer aos controladores os mesmos dados ao vivo já utilizados por pilotos e despachantes de companhias aéreas.
A prova de conceito no Centro de Controle da Área de Reims testou o Sistema Avançado de Conscientização Meteorológica (eWAS) e o Mission Watch da SITA durante o verão de 2025. Ao longo de 21 dias, com impactos na capacidade relacionados ao clima entre julho e outubro de 2025, a DSNA usou essas ferramentas para rastrear e responder às condições de rápida mudança em vários setores do espaço aéreo. Os resultados foram claros. Os gestores de fluxo conseguiram antecipar as mudanças meteorológicas com maior precisão, reduzindo os atrasos em até 65% — uma economia estimada de 60 mil a 105 mil minutos —, mantendo total segurança. Esses ganhos operacionais também se traduzem em benefícios financeiros: o manuseio de 2.700 voos extras a uma taxa média de € 750 por voo equivale a aproximadamente € 2,02 milhões em receita adicional para o mesmo período. Não foram relatados incidentes relacionados com a perda de consciência do tráfego durante o período de teste.
“O clima é um dos maiores desafios para os prestadores de serviços de navegação aérea”, afirmou Gael Barbezier, diretor de operações da Reims ACC. “Trabalhar com a SITA nos permitiu manter total segurança, evitar situações descontroladas relacionadas ao clima e ajustar a capacidade com precisão às condições meteorológicas, evitando reduções desnecessárias no tráfego. Parece que encontramos a chave para trazer estabilidade a algo que sempre foi imprevisível”.
Originalmente desenvolvidos para companhias aéreas, o SITA eWAS e o Mission Watch oferecem aos pilotos e aos despachantes uma visão detalhada e constantemente atualizada do clima global. Juntos, eles fornecem uma fonte única e consistente de informações que ajuda os controladores a ajustarem as regulamentações com precisão e a restaurarem o fluxo normal do tráfego mais rapidamente.
“A nossa colaboração com a DSNA mostra o que pode ser alcançado quando todos na aviação partilham a mesma imagem ao vivo do céu”, afirmou Yann Cabaret, CEO da SITA para Aeronáutica. “Quando controladores, pilotos e despachantes têm acesso a informações meteorológicas precisas e em tempo real, podem planejar e se adaptar em conjunto. Isso significa menos atrasos, operações mais tranquilas e voos mais seguros para os passageiros. Esta prova de conceito demonstra o espírito da Operação Baseada em Trajetória, em que os voos são geridos utilizando uma visão compartilhada e guiada por dados da sua rota e tempo exatos, mostrando como os dados compartilhados podem fazer uma diferença prática todos os dias”.
Após o sucesso do teste, a DSNA tem acesso a uma versão aprimorada do Mission Watch e continua a trabalhar com a SITA para adaptar a solução às necessidades em evolução dos prestadores de serviços de navegação aérea.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















