Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

LATAM escala tripulação 100% gaúcha em seu primeiro voo na reabertura do aeroporto de Porto Alegre

Em janeiro de 2025, companhia retomará toda a sua capacidade no Salgado Filho com 22 voos por dia e será a primeira a retomar a operação internacional do aeroporto, nas rotas Lima-Porto Alegre e Santiago-Porto Alegre

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

LATAM: tripulação gaúcha na reabertura do aeroporto de Porto Alegre William Alves

A LATAM irá operar seu primeiro voo para Porto Alegre (RS) após a reabertura do aeroporto Salgado Filho, na próxima segunda-feira (21/10). Para celebrar o marco, a empresa decidiu escalar uma tripulação técnica e comercial 100% gaúcha para o voo LA3952, programado para decolar às 7h30 (hora local) do aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). A operação será realizada por uma aeronave Airbus A320 com capacidade para 170 passageiros. O pouso em Porto Alegre está programado para as 9h30 (hora local).

Inicialmente, a LATAM contará com uma operação diária de 10 voos domésticos entre o aeroporto Salgado Filho e outros 3 aeroportos brasileiros (Congonhas, Guarulhos e Brasília). Essa operação será ampliada em 27 de outubro para 17 voos diários entre Porto Alegre e mais 2 destinos nacionais: Curitiba e Rio de Janeiro/Galeão. Em janeiro de 2025, a LATAM retomará a sua capacidade total na capital gaúcha, com 22 voos domésticos por dia, além de se tornar a primeira companhia aérea a retomar suas operações internacionais na localidade, com a reabertura das rotas Porto Alegre-Lima (3 voos por semana) e Porto Alegre-Santiago (3 voos por semana, aumentando para 4 voos por semana a partir de março e 5 voos por semana a partir de junho).

A LATAM já registra 93% de taxa de ocupação média dos seus voos de Porto Alegre na primeira semana de reabertura do aeroporto Salgado Filho. Com vendas suspensas desde 14 de maio deste ano, as passagens aéreas de/para a localidade voltaram a ser oferecidas em agosto em latam.com e demais canais.

Com a retomada dos voos no Salgado Filho, a operação emergencial na Base Aérea de Canoas (RS) será encerrada em 21 de outubro. Todos os passageiros que compraram passagens de/para a base militar para voos a partir desta data serão reacomodados automaticamente nos voos já programados de/para Porto Alegre.


LATAM E A RECONSTRUÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL

Em 27 de maio, a LATAM se tornou a primeira companhia aérea a operar voos comerciais de passageiros na Base Aérea de Canoas. O marco refletiu os esforços da companhia para manter Porto Alegre e região metropolitana conectadas ao restante do Brasil após as enchentes na região.


Nesse período, a companhia operou uma malha aérea emergencial em suporte ao estado, redirecionando os voos para os aeroportos de Caxias do Sul (RS), Passo Fundo (RS), Florianópolis (SC), Jaguaruna (SC), Navegantes (SC), Chapecó (SC), Joinville (SC), Curitiba (PR) e Foz do Iguaçu (PR), além de ter iniciado operações inéditas na Base Aérea de Canoas (RS) e no aeroporto de Pelotas (RS).).

Na frente de solidariedade, o programa Avião Solidário da LATAM transportou gratuitamente para o Rio Grande do Sul 207 toneladas de doações (alimentos, itens de higiene pessoal, água, roupas, cobertores, tendas, abrigos e demais itens de primeira necessidade) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários, socorristas e militares) desde 4 de maio de 2024.


Adicionalmente, a LATAM também atuou no transporte gratuito de doações coletadas pelos seus parceiros no Brasil: Movimento União BR, CVC, Governo do Estado de Santa Catarina e Fraport.

Com mais de 13 anos, o programa Avião Solidário da LATAM, em conjunto com instituições parceiras, já realizou no Brasil o transporte gratuito de mais de 4,6 mil animais e 868 toneladas de carga para ajuda humanitária, incluindo 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 para todos os estados brasileiros.

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.