Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

LATAM leva para Curitiba projeto que aproxima brasileiros da carreira de piloto

Primeira edição do Proa Direta em 2026 foi realizada em um contexto de crescimento da companhia no Brasil

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Participantes, que puderam conhecer a rotina, a formação e os principais requisitos da carreira de piloto comercial Divulgação LATAM Airlines

A LATAM, maior empregadora da aviação no Brasil, realizou no último sábado (24) mais uma edição do Proa Direta, desta vez em Curitiba (PR). Realizado no Aeroclube do Paraná, o encontro reuniu cerca de 250 participantes, que puderam conhecer a rotina, a formação e os principais requisitos da carreira de piloto comercial.

Criado em abril de 2025, o Proa Direta já passou por nove cidades em diferentes regiões do país, reunindo comandantes e copilotos da LATAM para compartilhar experiências, esclarecer dúvidas e apresentar as etapas do processo seletivo da companhia. Ao todo, mais de 1600 pessoas já participaram do programa, que reforça o compromisso da LATAM com o desenvolvimento de pessoas e a formação de novos profissionais para a aviação brasileira.


“O Proa Direta atua como uma ponte entre a LATAM e quem sonha em ser piloto no ambiente mais dinâmico e multicultural da aviação comercial brasileira. O crescimento de 31% no nosso quadro de pilotos no país nos últimos dois anos reflete o interesse dos brasileiros pela carreira na LATAM”, destaca Sandro Silva, piloto-chefe da LATAM Brasil.

Nos últimos dois anos, o número de pilotos da LATAM Brasil passou de 1 mil para mais de 2 mil. No mesmo período, as movimentações internas da profissão cresceram 65%, ampliando as oportunidades de desenvolvimento e progressão de carreira de piloto dentro da companhia.


LATAM: MAIOR EMPREGADORA DA AVIAÇÃO NO BRASIL

Além do processo seletivo para pilotos do Embraer E195-E2, a LATAM abriu no Brasil, ao longo de 2025, outros três processos seletivos para pilotos dos demais modelos da sua frota, totalizando mais de 300 vagas. A companhia também realizou seleções específicas para comissários de bordo, com mais de 700 vagas no início do ano e um novo processo seletivo lançado em outubro.


As iniciativas reforçam o papel da LATAM como marca empregadora de referência no setor aéreo brasileiro, com foco em desenvolvimento profissional, capacitação contínua e construção de carreiras de longo prazo na aviação.

Atualmente, a LATAM opera em 60 aeroportos no Brasil — número que chegará a pelo menos 63 em 2026 —, oferecendo ainda a maior conectividade do país para destinos internacionais. Com mais de 22 mil funcionários no território nacional, incluindo 2,3 mil pilotos e 5,2 mil comissários de voo, a companhia é hoje a maior empregadora do setor aéreo brasileiro.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.