Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

LATAM lidera mercado em Porto Velho e anuncia investimentos em São Paulo

Companhia começará a voar Porto Velho-Manaus e mais voos Porto Velho-Brasília em janeiro de 2024

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro

LATAM: investimentos em São Paulo
LATAM: investimentos em São Paulo

A LATAM acaba de anunciar investimentos na sua operação em Porto Velho (RO), onde lidera o mercado aéreo doméstico de passageiros de janeiro a agosto deste ano (40,2% de participação), segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Em janeiro de 2024, a companhia começará a operar quatro voos semanais na rota Porto Velho-Manaus e ampliará de 7 para 10 voos semanais a rota Porto Velho-Brasília. As passagens aéreas já estão disponíveis em latam.com e demais canais de venda.

Os investimentos, vale destacar, fazem parte dos esforços da companhia junto ao governo estadual de Rondônia para a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o combustível de aviação. Atualmente, a LATAM também opera em Rondônia a rota Porto Velho-Guarulhos com 3 voos semanais.

“Temos o compromisso de ampliar o acesso ao transporte aéreo no Brasil, sobretudo onde o avião é ainda mais essencial, como na região Norte. A ampliação sustentável da nossa conectividade em Porto Velho beneficia tanto turistas quanto viajantes a trabalho. Por meio de conexões no aeroporto de Brasília, os passageiros podem acessar mais 33 destinos da rede LATAM no Brasil e no mundo”, explica Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

PORTO VELHO-MANAUS


A rota Porto Velho-Manaus será operada quatro vezes por semana em aeronaves Airbus A320 (capacidade para 8 passageiros em cabine Premium Economy e 168 em Economy). Decolará de Porto Velho à 1h30 (hora local) de terça-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado. No sentido inverso, decolará de Manaus às 23h30 (hora local) de segunda, quarta, quinta e sexta-feira.

PORTO VELHO-BRASÍLIA


A rota Porto Velho-Brasília será ampliada de 7 para 10 voos semanais a bordo de aeronaves Airbus A319 (capacidade para 12 passageiros em cabine Premium Economy e 126 na Economy) ou Airbus A320 (capacidade para 8 passageiros em cabine Premium Economy e 168 em Economy). Os três novos voos diurnos serão operados sempre segunda, terça e quarta-feira, decolando de Porto Velho às 15h30 (hora local). No sentido inverso, decolarão de Brasília às 13h (hora local).

Antes disso, a partir de 1º de novembro de 2023, a companhia irá alterar das 21h05 (hora local) para as 22h40 (hora local) o horário de decolagem do seu voo diário na rota Brasília-Porto Velho, e das 3h (hora local) para 1h30 (hora local) o horário da decolagem na rota Porto Velho-Brasília, permitindo assim que os passageiros tenham uma melhor conexão entre as localidades.


A Diretora-Presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, destaca: “Essas novidades são frutos de uma parceria pautada pelo compromisso de trazer mais conectividade para a região e representam um momento muito significativo que celebramos juntos com os rondonienses. Além de facilitar viagens, elas fortalecem laços e impulsionam o desenvolvimento da região, proporcionando novas oportunidades para todos”.

CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA CONECTIVIDADE DA LATAM

Após a pandemia de Covid-19, a LATAM se tornou mais eficiente e competitiva, abrindo 11 novos destinos no Brasil desde 2021: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Essa ampliação permitiu à LATAM alcançar o seu recorde de 55 destinos no País. Além disso, em 2023 a empresa ampliou o seu acordo de codeshare com a Voepass para viabilizar e oferecer em latam.com passagens aéreas para pelo menos mais 16 destinos regionais no Brasil.

No mercado internacional, a LATAM é a aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 destinos no exterior. Em 2023, a LATAM inaugurou as rotas Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, São Paulo-Los Angeles e São Paulo-Joanesburgo, e voltou a conectar o Brasil com Melbourne (via Santiago) e Caracas (via Lima). Ainda neste ano, vai inaugurar as rotas Belo Horizonte-Santiago e Florianópolis-Santiago, além de começar a conectar o Brasil com Aruba, Havana e Atlanta (todos via Lima).

Anualmente, a LATAM transporta no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros em voos domésticos e 3 milhões em voos internacionais. São cerca de 700 voos por dia no mercado brasileiro, sendo 650 domésticos e 50 internacionais.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.