Luiz Fara Monteiro Latam liderou o mercado brasileiro em 2021, diz ANAC

Latam liderou o mercado brasileiro em 2021, diz ANAC

Companhia conquistou 33,8% de participação do mercado doméstico

Boeing 787-900 Dreamliner

Boeing 787-900 Dreamliner

Sky CoreSCL - Wikimedia Commons

A Latam acaba de ser confirmada a empresa aérea líder do mercado aéreo brasileiro em 2021, com 33,8% de participação de mercado RPK (sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados) segundo os dados consolidados da ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil, divulgados hoje (28).

Contribuiu para o resultado anual da Latam a liderança que a companhia acumulou nos últimos 5 meses de 2021, exatamente quando grande parte da capacidade da aviação brasileira foi retomada após os graves impactos da pandemia de Covid-19.

“Conquistar esse resultado em um ano desafiador e de retomada dos voos engrandece ainda mais o trabalho de todos os funcionários da empresa. A liderança de mercado é consequência dos esforços de toda a companhia para recuperar e ampliar a malha aérea de forma consistente e eficiente no Brasil, para que mais pessoas possam voar”, explica Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing.

Especificamente no mês de dezembro de 2021, quando retomou 95% da sua oferta doméstica de assentos ASK (sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos) no Brasil, a Latam alcançou 36% de participação doméstica RPK com uma taxa de ocupação de 83,1%.

Atualmente, a companhia já voa para mais destinos no Brasil do que antes da pandemia (são 49 hoje contra 44 em 2019). Isso foi possível porque, em 2021, a empresa inaugurou operações inéditas em Comandatuba (BA), Juazeiro do Norte (CE), Petrolina (PE), Jericoacoara (CE) e Vitória da Conquista (BA).

Agora, em janeiro de 2022, prevê recuperar até 107% da sua oferta doméstica de assentos ASK no Brasil, mas esse percentual depende do avanço da variante Ômicron. Além disso, de fevereiro a março, a companhia vai retomar operações em Bauru (SP) e inaugurar operações inéditas em Presidente Prudente (SP), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS), Montes Verdes (MG) e Sinop (MT). Em paralelo, planeja iniciar em breve as vendas de passagens para Fernando de Noronha (PE) e estuda mais outros 10 destinos para inaugurar no Brasil.

O mês de janeiro de 2022 também foi importante porque a aérea realizou o seu primeiro voo internacional do Boeing 787-9 com tripulação brasileira. A aeronave está operando regularmente a rota São Paulo/Guarulhos-Madri e a Latam Brasil é a primeira companhia aérea nacional a operar voos com este modelo.

Em meio à sua retomada e crescimento nacional, a aérea foi a companhia mais pontual do Brasil e do mundo em 2021, segundo os ranking da consultoria OAG (Official Airlines Guide), e conquistou importantes reconhecimentos, tendo sido eleita “Melhor Companhia Aérea da América do Sul” e condecorada com o “Prêmio COVID-19 de Excelência Aeronáutica” na edição de 2021 do Skytrax World Airline Awards, o “Oscar” da aviação mundial. Ainda foi eleita “Companhia Aérea Líder na América do Sul” e “Marca Aérea Líder na América do Sul” no World Travel Awards 2021, e reconhecida como "Melhor Companhia Aérea da América do Sul" na 18ª edição da premiação da Global Traveller.

No Passenger Choice da APEX (Airline Passenger Experience Association), foi listada como empresa 4 estrelas e foi a primeira empresa aérea da América do Sul a ser classificada na mais alta categoria do programa APEX Health Safety, em função das suas medidas de segurança e higiene adotadas durante a pandemia de Covid-19.

gla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas