Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Latam liderou o mercado brasileiro em 2021, diz ANAC

Companhia conquistou 33,8% de participação do mercado doméstico

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Boeing 787-900 Dreamliner
Boeing 787-900 Dreamliner Boeing 787-900 Dreamliner

A Latam acaba de ser confirmada a empresa aérea líder do mercado aéreo brasileiro em 2021, com 33,8% de participação de mercado RPK (sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados) segundo os dados consolidados da ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil, divulgados hoje (28).

Contribuiu para o resultado anual da Latam a liderança que a companhia acumulou nos últimos 5 meses de 2021, exatamente quando grande parte da capacidade da aviação brasileira foi retomada após os graves impactos da pandemia de Covid-19.

“Conquistar esse resultado em um ano desafiador e de retomada dos voos engrandece ainda mais o trabalho de todos os funcionários da empresa. A liderança de mercado é consequência dos esforços de toda a companhia para recuperar e ampliar a malha aérea de forma consistente e eficiente no Brasil, para que mais pessoas possam voar”, explica Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing.

Especificamente no mês de dezembro de 2021, quando retomou 95% da sua oferta doméstica de assentos ASK (sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos) no Brasil, a Latam alcançou 36% de participação doméstica RPK com uma taxa de ocupação de 83,1%.

Publicidade

Atualmente, a companhia já voa para mais destinos no Brasil do que antes da pandemia (são 49 hoje contra 44 em 2019). Isso foi possível porque, em 2021, a empresa inaugurou operações inéditas em Comandatuba (BA), Juazeiro do Norte (CE), Petrolina (PE), Jericoacoara (CE) e Vitória da Conquista (BA).

Agora, em janeiro de 2022, prevê recuperar até 107% da sua oferta doméstica de assentos ASK no Brasil, mas esse percentual depende do avanço da variante Ômicron. Além disso, de fevereiro a março, a companhia vai retomar operações em Bauru (SP) e inaugurar operações inéditas em Presidente Prudente (SP), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS), Montes Verdes (MG) e Sinop (MT). Em paralelo, planeja iniciar em breve as vendas de passagens para Fernando de Noronha (PE) e estuda mais outros 10 destinos para inaugurar no Brasil.

Publicidade

O mês de janeiro de 2022 também foi importante porque a aérea realizou o seu primeiro voo internacional do Boeing 787-9 com tripulação brasileira. A aeronave está operando regularmente a rota São Paulo/Guarulhos-Madri e a Latam Brasil é a primeira companhia aérea nacional a operar voos com este modelo.

Em meio à sua retomada e crescimento nacional, a aérea foi a companhia mais pontual do Brasil e do mundo em 2021, segundo os ranking da consultoria OAG (Official Airlines Guide), e conquistou importantes reconhecimentos, tendo sido eleita “Melhor Companhia Aérea da América do Sul” e condecorada com o “Prêmio COVID-19 de Excelência Aeronáutica” na edição de 2021 do Skytrax World Airline Awards, o “Oscar” da aviação mundial. Ainda foi eleita “Companhia Aérea Líder na América do Sul” e “Marca Aérea Líder na América do Sul” no World Travel Awards 2021, e reconhecida como "Melhor Companhia Aérea da América do Sul" na 18ª edição da premiação da Global Traveller.

Publicidade

No Passenger Choice da APEX (Airline Passenger Experience Association), foi listada como empresa 4 estrelas e foi a primeira empresa aérea da América do Sul a ser classificada na mais alta categoria do programa APEX Health Safety, em função das suas medidas de segurança e higiene adotadas durante a pandemia de Covid-19.

gla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.