A partir de janeiro de 2024, LATAM terá mais voos do Brasil para Milão e Roma
LATAM - DivulgaçãoA LATAM acaba de alcançar a marca de 123 mil passageiros transportados entre Brasil e Roma nos 338 voos do primeiro ano de operação da rota entre os aeroportos de Guarulhos (São Paulo) e Fiumicino. No período, o voo operado em aeronaves Boeing 777 - a maior da LATAM, com capacidade para 410 passageiros - teve ocupação média de 91%. Mais eficiente e competitiva em 2023, a LATAM é atualmente a aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos diretos e indiretos do País para 90 aeroportos no mundo.
Como aponta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, “a LATAM se tornou uma empresa mais eficiente e competitiva nos últimos anos e por isso é a companhia que mais conecta o Brasil à Itália atualmente, com voos regulares e diretos para Roma e Milão a partir do nosso hub de Guarulhos. Estamos satisfeitos com o desempenho do primeiro ano da rota para a capital italiana e decidimos ampliar a nossa operação entre os dois países”.
A partir de janeiro de 2024, a LATAM vai aumentar de três para cinco voos semanais a operação da rota São Paulo-Roma e de quatro para cinco voos semanais a operação da rota São Paulo-Milão.
PROGRAMAÇÃO SÃO PAULO-ROMA E SÃO PAULO-MILÃO
Atualmente, a LATAM opera três voos semanais entre o aeroporto de São Paulo/Guarulhos e Roma/Fiumicino em aeronaves Boeing 777 (capacidade para 38 passageiros em cabine Premium Business, 50 em Economy+ e 322 em Economy). Com duração média de 11h05, o voo decola do Brasil todas as terças, quintas e sábados às 18h05 (hora local). Já no sentido inverso, decola da Itália todas as quartas, sextas e domingos às 13h20 (hora local).
O voo São Paulo-Milão da LATAM também é operado em aeronaves Boeing 777 e decola do Brasil sempre às segundas, quartas, sextas e domingos às 18h (hora local), com duração média de 11h20. Em Milão, o voo decola todas as segundas, terças, quintas e sábados às 12h05 (hora local).
SABOR À BRASILEIRA NOS VOOS INTERNACIONAIS
Desde o início do ano, a LATAM tem empoderado chefs mulheres de diferentes regiões do Brasil por meio de seu programa “Sabor à Brasileira”. Com ele, a companhia escala a cada três meses um prato signature (almoço e jantar) assinado por essas profissionais, para compor o cardápio de seus voos internacionais - a bordo das cabines Premium Business e Economy -, que decolam do Brasil e têm duração de mais de 7 horas - como é o caso das rotas do Brasil para Roma e Milão. Desde 1º de agosto, o menu conta com o prato Amazônia Encantada (pirarucu grelhado com legumes da estação, feijão manteiguinha, creme especial e farofa de especiarias amazônicas) assinado pela chef Débora Shornik e que representa a região Norte do País.
MAIS CONECTIVIDADE NO BRASIL E NO MUNDO
Mais eficiente e competitiva, a LATAM voa atualmente para o seu recorde de 55 destinos no Brasil, tendo aberto 11 novos destinos com voos próprios no País desde 2021. São eles: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Além disso, ampliou em 2023 o seu acordo de codeshare com a Voepass.
No mercado internacional, a LATAM é a companhia aérea que mais conecta o Brasil com o mundo e o mundo com o Brasil, respondendo atualmente por quase 70%¹ dos passageiros de voos internacionais no Brasil, entre as companhias brasileiras, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A LATAM voa do Brasil para 22 destinos internacionais diretos (em 31 rotas operadas a partir dos aeroportos de São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Fortaleza) e voos com conexão para outros 67 destinos em todos os continentes, exceto Ásia. Em 2023, já inaugurou a rota Guarulhos-Los Angeles e se prepara para estrear as operações Guarulhos-Joanesburgo, Belo Horizonte-Santiago, Foz do Iguaçu-Lima, Santiago-Melbourne, Lima-Aruba, Lima-Havana e Lima-Atlanta.
Como consequência, a LATAM lidera o setor aéreo brasileiro desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A companhia transporta anualmente no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros no mercado doméstico e 3 milhões no internacional. São cerca de 700 voos por dia no País, sendo 650 operações domésticas e 50 internacionais.
Considera os voos internacionais de/para o Brasil de todas as afiliadas do grupo LATAM na comparação com todas as companhias aéreas brasileiras que operam voos ao exterior.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM e as suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos Estados Unidos e Caribe. O grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321, A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas cargueiras do grupo LATAM, com uma frota combinada de 18 aeronaves cargueiras, que aumentará gradativamente para um total de até 19 até 2024. Essas afiliadas cargueiras contam com acesso às aeronaves de passageiros e operam na malha aérea do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para satisfazer as necessidades de seus clientes.
Colaboração de Gabriel Rizzini Monteiro
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.