Learjet fica destruído após escapar de pista nos Estados Unidos
Os ocupantes do avião foram socorridos sem ferimentos relatados. Incidente fechou o aeroporto de Morristown, em Nova Jersey
Luiz Fara Monteiro|Do R7

Um Learjet da Geórgia deixou a pista ao pousar no aeroporto municipal de Morristown neste fim de semana. Esse tipo de incidente na aviação é conhecido como excursão de pista (runaway excursion).
Todas as quatro pessoas a bordo foram evacuadas com segurança, sem ferimentos relatados, disse o comandante da polícia de Morristown, Stuart Greer.
A cidade já foi conhecida como "a capital militar da revolução americana" pelo papel estratégico que desempenhou na guerra de independência da Grã-Bretanha.
Bombeiros e policiais da cidade responderam ao incidente das 11h20 de sábado, que fechou o aeroporto, segundo informou o Morristown Green.
O avião, que voava do aeroporto executivo do condado de Fulton, perto de Atlanta, sofreu “danos significativos” ao deixar a pista 23, parando em uma área de segurança, disse Greer em comunicado.
As asas se separaram da aeronave, confirmou Corey Hanlon , porta-voz do aeroporto de Morristown. Ele disse que o avião era um Learjet 75. O aeroporto provavelmente permaneceria fechado na noite de sábado, afirmou.
Greer disse que o NTSB (National Transportation Safety Board) está investigando o que o aeroporto classificou de “incidente de pista de categoria B”. A Administração Federal de Aviação descreve uma “incursão de pista de categoria B” como um incidente em que “existe um potencial significativo de colisão”, exigindo ação rápida.