Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Mercado doméstico do Brasil e viagens internacionais impulsionam crescimento de passageiros transportados pela LATAM em 2025

Somente no mercado doméstico brasileiro, o número de passageiros transportados ultrapassou 38,8 milhões

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Dezembro, 2025: LATAM transportou 7,9 milhões de passageiros Vinicius Magalhães

O mercado doméstico do Brasil e as viagens internacionais foram os principais motivadores do crescimento no número de passageiros transportados pelo Grupo LATAM em 2025. Ao longo do ano, o grupo transportou 87,4 milhões de passageiros, um aumento de 6,6% em relação ao mesmo período de 2024, conforme apontam as estatísticas operacionais de dezembro divulgadas hoje ao mercado pela companhia. Somente no mercado doméstico brasileiro, o número de passageiros transportados ultrapassou 38,8 milhões, frente a 34,8 milhões no acumulado de 2024, o que representa um crescimento de 11,5%.

Considerando apenas o mês de dezembro, a LATAM transportou 7,9 milhões de passageiros, equivalente a um crescimento de 7,6% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No mesmo período, a capacidade consolidada do grupo, medida em assentos-quilômetros disponíveis (ASK), aumentou 10,9% em relação a dezembro de 2024. Esse crescimento foi estimulado principalmente pela expansão de 11,9% na oferta doméstica da LATAM Airlines Brasil e pelo aumento de 13,9% na operação internacional. Durante o mês, foram inauguradas 10 novas rotas, com destaque para duas rotas internacionais de longa distância: Santiago–Buenos Aires (Ezeiza)–Miami e Guayaquil–Nova York.


Por sua vez, o tráfego consolidado, medido em passageiros-quilômetros pagos (RPK), registrou um crescimento de 10,5% na comparação com dezembro de 2024. Como resultado, o fator de ocupação consolidado do Grupo LATAM atingiu 84,5% no mês. Nesse contexto, destaca-se novamente o mercado doméstico da LATAM Brasil, com um crescimento de 12,4% em RPK e 84,1% de fator de ocupação na comparação entre dezembro de 2025 e 2024.

Em relação à operação de cargas, a capacidade medida em toneladas-quilômetros disponíveis (ATK) alcançou 731 milhões em dezembro.


2025 PARA O GRUPO LATAM

Ao longo do ano, foram lançados oito novos destinos no total, com destaque para Fernando de Noronha (Brasil), Curaçao, Tucumán (Argentina), entre outros. Atualmente, o grupo opera voos de passageiros para 160 destinos em 27 países. Em 2025, as cinco rotas com maior número de voos diários foram: Cusco–Lima; São Paulo/Congonhas–Rio de Janeiro/Santos Dumont; Bogotá–Medellín; Arequipa–Lima; e Brasília–São Paulo/Congonhas.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.