Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

Onça-parda Loki ganha novo lar em Santa Catarina com transporte gratuito do Avião Solidário da LATAM

Com voo entre Brasília e Navegantes, animal evitou mais de 25 horas de estrada e chegou em segurança ao novo habitat no Zoológico de Pomerode

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News
Onça-parda, Loki, no Zoológico de Brasília, antes de ser transferida para seu novo lar Robson Anjos

A onça-parda Loki, resgatada ainda filhote no Cerrado goiano, iniciou nesta quarta-feira (23) um novo capítulo de sua vida. A bordo de um avião da LATAM, a felina foi transportada gratuitamente de Brasília (DF) para Navegantes (SC) por meio do programa Avião Solidário, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). O destino final é o Zoológico de Pomerode, referência nacional no cuidado com grandes felinos.

Se o trajeto fosse feito por terra, seriam pelo menos 25 horas de viagem, exigindo paradas e atenção redobrada ao bem-estar do animal. No entanto, com apoio da LATAM Cargo, afiliada de cargas do grupo LATAM, Loki chegou ao seu novo lar em apenas 6 horas de deslocamento aéreo — uma diferença decisiva para seu conforto e segurança.


Loki foi resgatada em agosto de 2018 numa área rural entre Luziânia e Vianópolis (GO) e acolhida pelo Zoológico de Brasília após passar pelo CETAS-DF (Centro de Triagem de Animais Silvestres), sob responsabilidade do Ibama. Criada por humanos até o resgate, a onça não pôde ser reabilitada para retorno à natureza, tornando-se um animal permanentemente sob cuidados humanos.

Agora, no Zoológico de Pomerode, Loki será integrada a um novo ambiente e passará a conviver com outros dois indivíduos da mesma espécie. A transferência faz parte do Plano de Ação Nacional (PAN) para Grandes Felinos e do Programa de Conservação ex situ do ICMBio, que articula instituições em prol da preservação de espécies ameaçadas.


Com o Avião Solidário, a LATAM reafirma seu compromisso com as comunidades e o meio ambiente na América do Sul, encurtando distâncias para levar ajuda, socorro e esperança a quem mais precisa.

AVIÃO SOLIDÁRIO DA LATAM JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS NO BRASIL


Em 13 anos de existência, o programa Avião Solidário da LATAM, em conjunto com instituições parceiras, já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil. Além das 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 transportadas para todos os estados brasileiros, o programa completou a marca de mais de 200 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) transportados gratuitamente na crise do Rio Grande do Sul, em 2024.

O Avião Solidário está conectado com o pilar de Valor Compartilhado da Estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM e coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário mantém parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, SOS Mata Atlântica, AZAB, Alto Arapiuns e ASBRAD.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.